25 de ago. de 2010

Minha Opinião - A importância do voto

Por Inês Souza

Dias atrás encontrei um jovem amigo e comentei sobre meu trabalho no legislativo colocando-o a par da minha atual ocupação. A resposta dele reportou-me à época em que o assunto não fazia a menor diferença para mim. Durante muito tempo da minha vida pensei que meu voto não fazia diferença e não dava a mínima se fulano ou cicrano ganhasse. Por ser filha de militar do exército cresci sob os olhos atentos de um pai exigente, rigorosamente correto e sob sua vigilância.

Meus pais preocupavam-se com minha segurança. Pai e avô (paterno) prendiam minha atenção sempre que começavam a contar as histórias reais pelas quais haviam presenciado e ou vivido, umas felizes outras tristes. Vô Antônio contava sobre a 1ª Guerra Mundial e fatos da sua vida. Meu pai sobre pescarias, caçadas e lembrava-se do trauma aos nove anos que a família sofreu com a 2ª Guerra. Eram os pais e dois irmãos mais novos. Uma ordem: esquecer que falavam alemão. A guerra acabou e 70 anos se passaram. Apesar de entender, nunca mais falou a língua proibida.

Guerras. Poder. Política. Vivemos num mundo, numa sociedade onde a política é que determina tudo.

Ainda bem que penso diferente hoje. Ainda bem que temos a oportunidade de evoluir. Os jovens ainda fazem caretas ao falar de política. Fiquei apavorada com o descaso do meu amigo em relação a pouca importância que ele tem consigo. Nosso voto faz a diferença sim. Podemos mudar tudo sim. Podemos dizer não à corrupção, aos absurdos que existem nesse país tão lindo e tão pouco politizado. Ninguém deveria vender-se por nenhum tipo de favorecimento. A dignidade não tem preço.

E ainda temos que aprender a conviver com contradições absurdas do tipo... Fulano é comunista, mas onde enfia sua ideologia ao exigir dos seus subalternos abdicação, abnegação e obediência como um obstinado capitalista? É fácil falar quando se faz o contrário do que se prega.

O Brasil é grande demais. Perde-se no sistema. MINHA OPINIÃO é que perde esse povo sofrido por falta de memória.

Nunca perderei a esperança de dias melhores e mudanças.

Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog

Nenhum comentário: