
Por Niaia Sarubbi Resing
Estamos constantemente cobrando atitudes do outros que na verdade deveríamos cobrar de nós mesmos. Semana passada, um amigo me disse uma frase que marcou bastante: "Ao chamares alguém de qualquer coisa, te olha no espelho, pois o que tu o chamou é exatamente o que tu és."
Isso é uma verdade que fez com que eu me olhasse um pouco mais por dentro e chegasse a conclusão de que muitas coisas que penso que sejam erradas nas outras pessoas são reflexos do que eu sou. E a verdade dói bastante.
A gente sempre acha que o que faz ou que diz é o correto, enquanto que essa é a nossa verdade. Existem tantas outras que se espalham no nosso convívio, que na certeza de que nós estamos certos, deixamos de ouvir, muitas vezes, uma verdade que nos é ou será útil um dia na nossa vida.
É muito mais fácil falar do que agir, mas em tantas leituras realizadas, em alguns aninhos de experiência de vida, aprendi que quando nos ferem ou nos dizem algo que para nós não seria a correta, muitas vezes, quem está precisando de ajuda são essas pessoas. Algumas atitudes, como a agressividade, a ignorância, as críticas destrutivas, nos mostram que quem está agindo dessa forma é quem precisa de ajuda.
Não raras as vezes é um pedido de socorro, mas como seres humanos em constante evolução e aprendizado, não temos a humildade de dizermos simplesmente "por favor, preciso de sua ajuda!"
As pessoas estão muito preocupadas consigo mesmo e deixam de lado o que na nossa cidade, que é pequena, era constante: a solidariedade, a caridade, a amizade, o auxílio a um vizinho ou conhecido, enfim. Parece que o egoísmo e a vaidade tomaram conta dos seres em geral deixando de lado as boas coisas da vida.
Não posso, de maneira nenhuma, me excluir dessa estatística, porém sempre que abrimos os olhos para algo que está errado em nósl podemos ajudar a tantas outras pessoas que pensam da mesma forma. É só um alerta.
E lembre-se: “Sempre que chamares alguém de arrogante, por exemplo, olhe-se no espelho e verás a tua verdadeira face”.
Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário