
Por Vinícius Peraça
Caso você não saiba, este 7 de outubro foi dedicado aos mandachuvas das cidades. Foi o Dia do Prefeito. Pelo menos foi o que me disseram hoje cedo e, convenhamos, se existe uma data comemorativa dedicada aos “empregados de edifícios de São Paulo” (sério, é 12 de fevereiro!), nada mais justo que os prefeitos também sejam lembrados.
Daí quando ouvi isso, logo pensei que motivos nós, cidadãos comuns e que elegem estes abnegados, teríamos para celebrar esta data. Até que uma notícia vinda de Brasília me deu a resposta: nenhum motivo para comemorar. E sabe porquê? Porque a maioria dos ocupadíssimos senhores que passam dias e dias sentados em suas confortáveis cadeiras assinando papéis e reunindo com secretários não se prestou a elaborar projetos de combate às drogas nos seus municípios.
Deu na TV. O Governo Federal com R$ 420 milhões à disposição das prefeituras para o combate ao crack e pingou até agora um ou outro projeto em Brasília propondo iniciativas para acabar com este problema nas cidades. Ou seja, a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas com os cofres abarrotados de grana esperando por boas propostas dos prefeitos e... nada!
Peraí, tchê! Estamos sempre vendo os prefeitos choramingando que não há dinheiro em caixa, que não se faz isso ou aquilo por aperto no orçamento quando, pelo visto, o que falta é competência (ou vontade) para fazer bons projetos. E não é só neste caso do combate ao crack. A maioria das prefeituras não se presta a fazer, ou contratar um profissional que faça, um único projeto capaz de abocanhar o dinheiro que está sobrando no Governo. E, acreditem, há dinheiro de sobra para boas propostas das cidades em todas as áreas. Ah, se há!
Ou seja, se existe o Dia do Prefeito ou não, pouco me importa. O que eu e todos os cidadãos queremos é que as coisas funcionem nas cidades e que as soluções apareçam. Chega de tapar um buraco aqui, colocar um meio-fio ali e achar que isso é uma grande coisa. As soluções para os grandes problemas existem e só dependem de capacidade e trabalho.
Por ora, prefiro parabenizar apenas os bravos asfaltadores pelo seu dia, comemorado nesta sexta, dia 8. Estes profissionais, pelo que sei, trabalham com o que tem e não ficam chorando as pitangas...
Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog
2 comentários:
Belo artigo, parabéns!
E mais, você poderia ter acrescentado que eles, os prefeitos, são EMPREGADOS, só não tem carteira assinada, nem prestaram concurso, mas foram escolhidos, eleitos pelo povo e seus proventos, seus salários também são oriundos do povo, através dos imposto.
É verdade, parabém pelo artigo.
E por falta de capacidade de fazer bons projetos para os municípios, e usar esses recursos que encontra-se a disposição, a desculpa muito comum é, que receberam as prefeituras sucateadas, sem dinheiro, e outras coisas mais.
E infelizmente tem pessoas que acreditam, ou fazem que acreditam
Postar um comentário