Por Gislene Farion
Tiririca com a sua tamanha popularidade no Brasil foi o destaque da última eleição. Conquistou o voto de mais de um milhão de eleitores e infelizmente, por motivos lamentáveis. O único assunto que temos absoluta certeza que ele entende bem é na arte de fazer rir, todo o resto é dúvida.
Sabemos que todos esses votos foram a maneira da população expressar a indignação com a situação que vivemos ano após ano na política, mas vai adiantar alguma coisa? Acredito que eleger alguém para fazer piada da desgraça não é o caminho certo, mas o pior de tudo é não acreditar que quem estudou, trabalhou e agora está lá, no mesmo lugar do comediante, pode fazer mais estragos que ele.
Além de comediantes, outros conhecidos do país inteiro destacaram-se nesta eleição. Mas alguém duvidava que Danrlei (ex-goleiro e ídolo do Grêmio), Romário (o craque sem papas na língua) e presidentes de clubes não seriam eleitos? Covardia com o país do futebol...
Não é de hoje que famosos procuram espaço na política, nem é novidade que eles geralmente conseguem bater recordes de votos. Aproveitam-se da popularidade e até hoje não sei se fazem bom uso disso em benefício à população (se alguém lembrar algum fato importante feito por algum deles, atualizem-me, por favor).
De qualquer forma, eles estão eleitos. Defenderão, reformularão ou estragarão ainda mais a política no país. Os otimistas falam que pelo menos eles não sabem como funciona todo esse poder e ainda não aprenderam a roubar do povo... Outros, como eu, só esperam que daqui a pouco eles não tirem proveito do cargo e debochem da nossa cara, nos chamando de “abestados”. É esperar pra ver.
Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog
18 comentários:
Pois é Gislene, a coisa tá feia mesmo.
Além de se eleger o "abestado", ele ajudou a aleger mais 4 deputados do mesmo partido dele.
Eu também estou um pouco revoltada com a nossa política, mas pelo menos, anulei TODOS os cargos. O que farei agora no 2º turno novamente.
Não sei se estou certa ou errada, porém sei que, com meu voto ninguém se elegeu.
Realmente, não sei se pior que tá não fica...Será!!!???
Concordo plenamente contigo, Gislene.
Isto tudo está virando uma palhaçada, realmente.
Parabéns, adorei tua opinião!
Fiquei chocada em ler o comentário da Niaia, acho inadimissivel uma pessoa esclarecida anular o voto. Se nós que estudamos , lemos nos informamos agimos assim o q deixamos pra os menos informados.Sei q a coisa ta feia é a culpa é nossa, permitimos!Deveriamos escolher pessoas q julgamos capazes e cobrar, mas cobrar mesmo do compromisso q assumiu com o povo. Acredito q podemos mudar.
Um dos grandes problemas em o Tiririca ter se elegido é o fato do povo ter elegido um personagem, e não algo real.
O que me questiono é: "Será que se não fossemos 'obrigados' a votar, mais de um milhão de pessoas sairia de casa para votar no TIRIRICA?"
Entram em jogo questões de que a minoria escolheriam os candidatos. E que se algo desse errado os encarregados por o erro seriam apenas esse percentual, o que levaria a maioria a talvez um grande protesto.
Porém nao sendo obrigados a votar, o politico teria de mudar seu massante discurso, e inovar, para assim conqeistar o eleitor. Esse eleitor iria ter um interesse maior, e se informaria do seu condidato, mas perai... Logo esse eleitor estaria mais preparado para votar. Será que hoje ao menos 10% dos eleitores estão preparados para votar?
É um assunto longo...
Olha só, prefiro mil vezes um tiririca como deputado,do que aqueles que ja mostraram incompetência antes, tais como maluf, collor e o tal deputado gaucho, que estava se lichando para a opinião pública.
Cada um tem a sua opinião. Se alguém acha um absurdo eu votar nulo, sinto muito.
Cansei de votar e nada adiantar.
Para e pensa!!! Ouvi as campanhas eleitorais na TV. Um diz que: vou fazer isso ou aquilo porque dá pra fazer. Então porque o antecessor não fez?
O outro diz que vai fazer e acontecer. Como se não depende só do presidente?
Eles passaram e ainda passam o horário eleitoral obrigatório (para os nós pobres mortais assistir)só acusando um ao outro.
Não, pra mim deu. Sou instruida sim, por isso mesmo é que anulei e vou continuar anulando.
Anular voto deveria ser considerado crime, de tão absurda tal conduta. Exatamente quem anula o voto é que ajuda, com sua omissão, a tornar a politica infestada de vigaristas e corruptos. Será que Hamm, Lara, Mainardi, Leila Fetter, só para ficar em alguns poucos exemplos de bons politicos, não mereceriam o voto dos eleitores de nossa região?
Por favor, tem excelentes politicos em diversos partidos politicos. Diga não à corrupção, vigarice e roubalheiras: VOTE!
Interessante a polemica...eu também sou instruida e não anulei meu voto, alias jamais anularia, porque votar é participar, decidir ou pelo menos tentar.
No primeiro turno Marinei, voto consciente de que ela passa credibilidade, agora vou passar a Serra na Dilma, se vou ganhar é outra conversa, mas eu participei e se perder posso, amanhã ou depois, reclamar.
Barbaridade... Como dizem por aí, antes ler certos absurdos do que ser analfabeto.
O voto não deveria ser obrigatório, o que acontece é que sendo obrigado a votar, nada mais é que continuação da ditadura, porque quem não votar e não apresentar uma justificação, está sujeito a sofrer punição, se o voto fosse facultativo eu creio que a Niaia não precisaria anualar o voto, porque eu acredito que ninguem é obrigado a votar em políticos que vão para a Tv. somente para procurar encontrar erros e marcutàia no outro candidato. Por isso concordo com a Niaia em anular o voto, quem for eleito vai continuar com toda a roubalheira que atualmente tá acontecendo, todos os dias quando ligamos a Tv. só ouvimos noticias de desvios de dinheiro, e não acontece nada para os gatos.
Bom, política definitivamente não se discute, o que uma pessoa fez ou deixou de fazer só corresponde a ela, azar.. Mas não teria coragem de anular meu voto, assim como o Moura citou, ainda encontram-se bons políticos... basta acreditar. Mas, não que eu deseja, apesar de achar uma irresponsabilidade tanto a candidatura quanto o povo eleger o Tiririca, tem uma coincidência que é um fato e chega a ser até engraçadinha:
Eneas foi o mais votado em 2002: morreu. Clodovil o mais votado em 2006: morreu. Adeus Tiririca!
Nunca anulei e jamais anularei ou votarei em branco. Achomum absurdo isso.
Não concordo com o posicionamento da Niaia!
Também anulei todos os meus votos e não me arrependo.Cansada de roubarreilha, falsas promessas.Político é tudo igual.Quem não entrou ainda é honesto e isso dura muito pouco, a "maquina" faz o resto.Em relação ao Mainardi, sempre votei nele em outras ocasiões, mas depois que descobri que o governo dele é isso que fizeram com Pinheiro Machado, Adeus Mainardi também.Porque todo mundo sabe que é usado o "modelo" de governo de Bagé, ou seja, do Mainardi.
Voto nulo é um voto de protesto, de quem não está satisfeito com essa "democracia".
o tiririca é um voto de protesto,dizem os cientistas politicos,pois bm um protesto contra oq?contra os maus politicos?e elegendo um pessoa extremamente despolitizada vai resolver?acho que não resolve votar no tiririca e muito menos no Maluf.mas acho que resolve votar no Afonso Ham,no Mainardi,no Adilson Troca,na Miriam Marroni,no Marroni,no Lara,na Leila e outros candidatos regionais,pq estes estão aqui seguidamente ajudam o municipio através de emendas parlamentares tem relações de afeto e de amizade com nossa região são de fácil acesso e até onde sei não são ladrões.Enfim eu acho que resolve muito votar em gente da regíão que todos nós conhecemos e que tem compromisso conosco.parabns a Gislene pela abordagem do tema...e lembrem se o pior analfabeto é o analfabeto político...
Fui bastante criticada por ter instrução e ter votado nulo.
Gostaria de saber se os mais de 1 milhão de votos do Tiririca foram de gente sem instrução somente???
concordo plenamente com o Moura temos ótimos politicos em nossa região então devemos votar neles pra possamos ter alguma ajuda do governo e é através deles que conseguimos verbas para o nosso municipio e região, o problema não é a instrução das pessoas mas sim a falta de informação.votar é sim importante pra nossas vidas.Senão como seria sem um prefeito,um vereador,um deputado ou até mesmo sem um presidente seria um país de ninguem todos mandariam e todos roubariam ao mesmo tempo.
Muitas eleições já pensei em votar nulo, pois o que vejo é que a cada eleição temos mais e mais candidatos despreparados para exercer um cargo político em nosso município, no estado e no país. Mas por outro lado se pararmos para pensar, se votarmos nulo, vamos ajudar a eleger políticos que trabalham e compram votos próximo as eleições, políticos estes que estão só pensando no bom salário que vão receber no final de cada mês e nas viagens pagas que vão ser feitas a Brasília. Por isso temos que votar sim e confirmar nosso voto em quem achamos menos pior, pois só nós podemos mudar esse circo que virou a política brasileira.
Postar um comentário