28 de out. de 2010

Novo projeto para saúde é aprovado na Câmara pinheirense

Todo usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitar de atendimento nas Unidades de Saúde da Família (USFs) em Pinheiro Machado agora terá direito garantido de pré-agendar com 24h de antecedência consultas, exames ou quaisquer tipos de procedimentos. 

Os vereadores da bancada do PSDB, Ulisses Francescatto, Jackson Cabral, Edison Molina e Vilson Morais, além dos edis Altevir Berenck, PDT e Jaime Lucas do PMDB, garantiram a vitória do proponente. 

O Projeto de Lei nº 05/2010 do vereador Ronaldo Madruga, PP, apresentado em plenário na sessão ordinária de terça-feira, 26, que estabelece normas para atendimentos especiais, teve o apoio da maioria dos colegas de plenário e de pessoas da comunidade que ficam nas filas nas frias madrugadas da cidade. 

O direito se estende aos sábados, domingos e feriados, quando o direito será mantido e 50% do total das fichas distribuídas nos postinhos ficarão destinadas ao pré- agendamento. 

Caso o número de fichas disponíveis não forem utilizadas o responsável pela unidade deve fazer a redistribuição para quem precisar de alguns dos serviços. 

“O objetivo é qualificar o atendimento, minimizando o tempo de espera dos cidadãos em filas que, muitas vezes, obrigam-se a ficarem horas para ter direito ao serviço disponível nos postos de saúde. A exposição às intempéries, sem proteção alguma contribui para desenvolver e agravar doenças”, esclarece Madruga. Ele completa dizendo que o projeto é uma reivindicação dos munícipes que solicitam uma solução para o término das filas e com o inverno rigoroso de Pinheiro Machado, propicia que mais pessoas desenvolvam infecções respiratórias, entre outras patologias.

2 comentários:

José Leonardo disse...

Parabéns ao Presidente Ronaldo e os vereadores que votaram esse importânte projeto, só estranho não ser aprovado pela maioria, será que os vereadores que votaram contra, não entendem que tudo que for para melhorar o atendimento da comunidade deve ser deixado de lado diferênças partidárias e haver união em prol do bem das pessoas que mais necessitam e muitas vezes passam madrugadas, com frio, com chuva, para poderem retirar uma ficha para consulta de um familhar. Só faço uma pergunta:
O projeto aprovado pelo legislativo, será aprovado pelo executivo e será colocado em prática?

Eloa disse...

Parece que existe uma turma do contra da Câmara de Vereadores, mas contra os Projetos na área da saúde que só irá ajudar as pessoas. Cuidado estes Vereadores que estão votando contra nós, o Jornal esta dando publicidade e tem eleições em 2012. Parabéns aos Vereadores que votaram a favor, Cabral, Ulisses, Vilsinho, Molina, Ronaldo e Jaime este é (vereador nota 10).

Eloa