
Por Niaia Sarubbi Resing
Muito se fala em renovação mental como forma de promover o crescimento do ser espiritual, proporcionando-lhe a possibilidade de ser mais feliz e viver em paz.
Temos duas oportunidades de crescimento: o crescimento intelectual e o crescimento moral. São considerados prioridade no quadro de necessidade da reforma íntima.
De nada adianta saber tudo, ser um intelectual, um profundo conhecedor de todas as coisas e ter a moral debilitada.
Vivemos em uma sociedade materialista, que só sabe querer ganhar dinheiro e muitos deles, não se importam como, desde que ganhe muito. Não é pecado querer ter mais recursos e mais conforto, o pecado é não tratar bem seus funcionários, explorá-los para receber mais, esquecer que atrás do empregado existe um ser humano.
Um ser humano que tem família dependendo dele e que também tem problemas e dificuldades como qualquer um.
A evolução intelectual é importante e nos leva a muitos caminhos aos quais passamos a vida inteira em busca, mas mais importante ainda, é a evolução moral.
Basta observarmos o quanto nos sentimos bem quando praticamos algo de bom em relação ao nosso semelhante, quando podemos auxiliar alguém em situação vulnerável.
Esta ajuda não é somente a material.
Podemos ajudar de várias maneiras. Muitas vezes passamos por situações que nos deixam tristes e um simples sorriso de um amigo nos levanta o astral. Um abraço sincero nos faz sentir que somos amados, independente de muitos não simpatizarem conosco.
Os valores afetivos, pela educação dos nossos sentimentos, através da prática da gentileza, da compreensão, do respeito ao próximo, do fazer ao outro exatamente o que gostaríamos que nos fizessem, são primordiais em nossa vida.
A caridade tem várias faces. Basta inserirmos ela em nossa vida pra que tudo aflore com o que há de melhor pra nós.
Cada um de nós é o resultado das próprias experiências pregressas. Por isso, façamos o melhor para que não tenhamos que resgatar novamente as atitudes errôneas que fizeram parte de nossa existência.
Nosso pensamento comanda nossa vida, por isso: “orai e vigiai” sempre.
Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog
2 comentários:
Niaia, excelente matéria para meditar. Gostei muito.
José Leonardo
Gostei também, muito bom!
Postar um comentário