22 de out. de 2010

Preocupação com a barragem volta a ser assunto na Câmara

Foto e texto: Inês Souza (AI CVPM)

Vereadores pinheirenses aguardam explicações dos responsáveis da CORSAN na sessão ordinária de terça-feira, 26, sobre a situação crítica da barragem que abastece a cidade de Pinheiro Machado.

A preocupação dos edis e da população é comprovada pela previsão da meteorologia que prevê estiagem prolongada nesse verão. A falta de chuva pode causar prejuízos à pecuária, lavoura e agravar para os cidadãos da comunidade.

A bancada do PDT, representada pelo vereador e vice-presidente da mesa diretora, Adroaldo Azambuja (Dado) e o vereador Altevir Behenck (Bananeiro) manifestaram-se na sessão ordinária do dia 13, sobre o perigo eminente da falta de água potável no município. Bananeiro comentou que também esteve no local e viu a gravidade.

Dado esteve na barragem e comprovou para os colegas e plateia a escassez de água potável da barragem. Através de fotos mostrou os lugares com lama, onde corre somente um fio. A melhor água que não é utilizada tem de 60 a 80 cm e está isolada. Em outro a bomba está descoberta e o nível está muito abaixo do considerado normal.

“É triste, lamentável e absurdo o estado que encontrei a barragem. O que está vindo para a cidade é água de esgoto, pessoal. Tomem bastante aguinha para voltar depois. Achei que ia encontrar homens trabalhando, mas quem me fez companhia foi uma cobra e umas vaquinhas que me olhavam de longe. Não tinha viva alma Não sei como o Jejê tem coragem de dizer que não vai faltar água. Gostaria que isso tudo fosse mentira, mas não é. Poupem água, por favor, pois a situação ta feia”, exclamou Dado e lamentou a ausência do gerente da CORSAN na sessão.

Questionou a capacidade do engenheiro que orientou a reconstrução da barragem e com ironia disse que ele deve ter vindo de outro planeta. Mostrou o vazamento existente e achou impossível uma parede de pedras empilhadas reterem a água. Tudo que encontrou foi uma cobra.

Preocupado com as condições precárias do local, com a falta de interesse da empresa responsável pelo abastecimento e com as famílias que não possuem caixa d’água, pediu que a comunidade usasse somente o necessário e que é preciso que todos colaborem e entendam a gravidade da questão.

O vereador presidente, Ronaldo Madruga, PP, espera explicações e uma definição por parte da empresa.

8 comentários:

Anônimo disse...

até entendo a preocupação do Dado, pois água é saúde e ele é governo e a saúde está doente em Pinheiro Machado. Só não entendo uma coisa, ele fazendo parte do governo municipal, não precisaria pedir para construir um banheiro público e sim mandar fazer, pois ele faz parte do poder executivo.

Anônimo disse...

até agora, pelo que sei, não faltou água, e o vereador para afirmar com tanta convicção que a água é de esgoto deve ter alguma análise em mãos para comprovar o que diz.

Anônimo disse...

A Corsan já sabia dos problemas que iria enfrentar, e mesmo assim não tomaram providências para fazer um reservatório.
Será que estão esperando a cidade entrar em calamidade pública, para receber RECURSSOS FEDERAIS??

Anônimo disse...

Concordo com o vereador[Dado]em dizer que a água que os Pinheirenses usam grande parte é do esgoto. Mas recebe tratamento[Corsan].
Aos que não se preocupam com a falta de água, que é fato que iremos ter, tirem um tempinho final de semana, vão lá! Olhem com seus próprios olhos..

Anônimo disse...

aos que alardeiam que a água é esgoto, procurem se informar a respeito da auto depuração, para não ficarem dizendo bobagem.

Anônimo disse...

Pode nossa água não ser esgoto, mais o fato é não podemos correr o risco de faltar água, pois água é vida. Eu fui ver com meus próprios olhos ninguém me disse eu vi a coisa ta critica. Nossa barragem virou uma sanga, imaginem no verão.

Anônimo disse...

queria saber o razão pela qual pagamos por áqua tratada e na maioria das vezes a áqua que desce em nossas torneiras tem cor a qual deveria ser incolor?

Anônimo disse...

A questão do abastecimento de água, para uma cidade seja ela qual for o seu tamanho, requer grande atenção por parte da CORSAN, o verão está ai, deveríamos estar preparados, para encarar a estação do calor, onde o consumo de água aumenta, a as previsões indicam período de estiagem, qual será a providencia a ser tomada pela referida empresa em possivel caso de insuficiência do recurso para abastecimento???