25 de out. de 2010

Projeto da saúde: Responsável pelo projeto na 3ª CRS diz que é desfavorável

Ao contrário do afirmado pelo vereador Cabral, a responsável pela 3ª Coordenadoria Regional do Projeto Estratégia de Saúde da Família de Pelotas, Ilda Heinen, afirmou ao jornal A 1ª FOLHA que não é favorável ao projeto aprovado na última semana pelo legislativo pinheirense, que institui algumas norma no atendimento ao público e que se foi interpretada desta forma, houve alguma confusão. 

Ela afirma que de imediato e diretamente, não existe mesmo perda financeira, mas alertou aos edis, que os riscos posteriores existem. Citou a Normativa 648, que regulamenta a atenção básica que inclui os atendimentos nas ESFs, explicando que a aprovação da Lei contradiz todo o trabalho do Sistema Único de Saúde, que determina a delimitação territorial para os atendimentos. 

“Essa lei é contra tudo isso, porque se terá gastos diferenciados, até mesmo porque vários especialistas podem ser consultados por uma única pessoa e feitas novas solicitações de exames e ainda, receitados medicamentos semelhantes, sendo que na USF onde residem há, como nas demais, profissionais capacitados, isto estaria ainda não aproveitando a mão-de-obra”, alerta. 

Ilda destaca ainda que as USFs têm capacidade e planejamento para atender tanto as consultas regulares como também sempre é deixada uma margem para casos de urgência e emergência, sendo assim, todo idoso, gestante, ou portador de necessidade especial que precisar de atendimento emergencial, o terá, assim como o atendimento a estes já está previsto, através de uma série de programas dentro do trabalho das USFs, que devem cada vez mais fortalecer a atuação nos territórios (áreas geográficas que ocupam dentro da cidade).


2 comentários:

amarildo borges disse...

Eu quero dizer que precisei muitas vzs do serviço da secretaria de saúde nos ultimos tempos e sempre fui muito bm atendido,mas sei tmbm que tem pessoas insatisfeitas com tal serviço.não conheço o referido projeto apenas acompanho os comentários do blog. Mas esta matéria do jornal Candiotense é esclarecedora no que diz respeito aos efeitos do projeto dizendo inclusive que o projeto vai contra a norma do SUS.Acho que os vereadores tentam fazer o melhor pelos habitantes da nossa cidade mas é de se considerar o que diz a cordenadora regional da secretaria do estado..

Anônimo disse...

Felizmente sempre tem alguém para esclarecer as pessoas sobre os projetos "mirabolantes" que alguns vereadores propõe em prol da "população", será? Até onde sei e conheço o Projeto Estratégia de Saúde da Família o que o Legislativo aprovou se contrapõe ao que existe de bom neste programa que é o vínculo com as famílias das áreas de abrangência de cada ESFs(antigo PSF) em que a equipe atende de forma mais humanizada e individualizada.Além disso, conforme a coordenadora regional ressalta poderá haver atendimento por uma única pessoa a mais de um especialista, imaginem a confusão que vai gerar. Problemas existem, mas com certeza essa não foi a melhor solução encontrada pelos edis.Há que se corrigir esse equívoco, urgente!!!