18 de nov. de 2010

Deputado Pedro Pereira apoia agricultores na luta contra a disseminação dos javalis

Foto: Divulgação
As lavouras devastadas durante a noite e os ataques aos cordeiros realizados por javalis selvagens estão preocupando os produtores gaúchos principalmente dos municípios da Região Sul. Com a decisão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de proibir a caça do animal exótico, em agosto, o temor se agravou. 

O deputado Pedro Pereira (PSDB) recebeu em seu gabinete, na última quarta-feira (10), os vereadores de Pinheiro Machado Jackson Cabral (PSDB) e Jaime Lucas (PMDB) que lhe entregaram um manifesto em defesa do assunto assinado pelos nove vereadores do Município. O Deputado prontamente manteve contato com o presidente da Associação Gaúcha de Controle do Javali Asselvajado (AGAJA), Cassiano Welter Bocchese, que solicitou apoio junto às Secretarias da Agricultura e do Meio Ambiente, no sentido de agilizar a publicação de portaria que autoriza a caça de Javali no Estado do Rio Grande do Sul, pois o Ibama delegou aos Estados a normatização da caça de javali. 

Segundo a AGAJA, 25% da produção de milho do RS é perdida por ano em virtude dos ataques dos javalis – o que representa um prejuízo de R$ 70 milhões. Para o presidente da entidade, Cassiano Welter Bocchese, outro problema ligado aos animais selvagens é a transmissão de doenças. Outro fator preocupante é que o javali tem reprodução rápida: as fêmeas dão até três ninhadas por ano, podendo atingir a produção de 4 a 20 filhotes ao ano, tornando-se muito difícil o combate a sua proliferação. 

Estima-se que no Rio Grande do Sul haja uma população de cerca de 200 mil javalis. Em reunião com o secretário da Agricultura Gilmar Tietböhl, o deputado Pedro Pereira recebeu a garantia de que a portaria que regulamenta o abate do javali asselvajado será assinada nos próximos dias, o que vem ao encontro dos interesses dos produtores e autoridades da região no combate a disseminação do javali.

Nenhum comentário: