4 de nov. de 2010

Em Cima do Lance: Enfim, nossa seleção de futsal

Por Julio Peraça

Durante muito tempo ouvi que nossa cidade era celeiro de bons jogadores e que o esporte era bem desenvolvido. Até afirmava-se que o campeonato de futsal era um dos melhores da região, o que eu pude verificar posteriormente ser uma grande mentira. Mas sempre comentei que material humano nós tínhamos pra formar boas equipes, mas que ficávamos para trás no quesito organização. 

Pois há alguns dias, meu amigo André (Kisuco) assumiu o comando do DJDL e vem tentando implantar e modificar algumas coisas. Mas o que acho que pode render bons frutos ao município é o retorno da seleção de futsal da cidade, que tinha sido extinta há alguns anos. Com objetivos a curto e longo prazo, a equipe vai disputar campeonatos regionais e investir em jovens. 

Como faço parte da equipe, pude presenciar as primeiras conversas e fiquei animado. Percebe-se que bastante gente esperava pela remontagem da seleção e a falta de incentivo parece que não será problema. Em um primeiro momento, o time participará da Taça TV Nativa, um certame regional que será realizado ao longo das próximas semanas na cidade de Pelotas. Mas confesso que fiquei entusiasmado mesmo foi com a ideia de introduzir juvenis gradativamente na equipe principal. Isso, com certeza, fará com que o esporte, principalmente o futsal, seja visto de maneira mais séria no município. 

Outro aspecto interessante é o critério para seleção dos atletas, pois só nascidos em Pinheiro Machado e que jogam o citadino poderão participar. Mais que motivante, o início deste trabalho deve ser organizado e bem planejado. Em outras ocasiões já vimos projetos começarem e fracassarem. A população em geral deve incentivar e valorizar essa iniciativa para que possamos ver grandes jogos no ginásio municipal e a cidade em evidência na região.

Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog

2 comentários:

Unknown disse...

Em 89\90, quando comandei o futsal em Pinheiro junto com o Mijica, participamos do campeonato estadual. Foi um sucesso...Para quem não sabe, o técnico foi o Coti e o cartola era Gerson Alvarez, então diretor do Filhos da Lua, agremiação que representou a cidade no referido torneio.

Unknown disse...

Concordo em gênero, número e grau! Adorei o post, espero que as coisas continuem no caminho certo no esporte de Pinheiro Machado. A inclusão da categoria feminina no Campeonato Municipal foi uma prova de que as mulheres estão ganhando um espaço importante nas disputas esportivas do nosso município. Em antigas administrações, nunca tivemos essa oportunidade! Parabéns ao Kissuco e a toda sua equipe pela vontade e empenho que têm demonstrado!