23 de nov. de 2010

Em Cima do Lance: Internacional, o reflexo de um clube organizado

Por Julio Peraça

A necessidade de os clubes se reestruturarem para almejar objetivos mais interessantes é evidente e fala-se disso quase diariamente na imprensa esportiva. Aqueles que ainda juntam um grupo de apaixonados pela equipe para comandar e tomar decisões estão fadados ao fracasso. Aposto.

Neste final de semana, tive a oportunidade de participar de uma aula com o Diretor de Marketing do Sport Club Internacional, Jorge Avancini. E, sem hipocrisia, quase abracei o colorado como meu segundo clube. Quase! Mas não foi dessa vez.

A aula ministrada por ele abordava o modelo de gestão do clube e como as coisas aconteceram para chegar à atual situação. Aspectos como planejamento e valorização da marca Internacional foram importantíssimos nesse processo.

Ao chegar à instituição em 2003, quando o Inter quase fora rebaixado, Avancini comentou que Fernando Carvalho resolveu modificar tudo e mudar totalmente o modelo de gestão adotado até então. Foi buscar fora do mundo do futebol profissionais qualificados em determinadas áreas para administrarem o clube. Claro que no início houve resistência por parte de alguns e a paciência teve de imperar para que o rebaixamento não fosse questão de tempo. Então, algumas prioridades foram traçadas e deu-se início ao projeto.

Dentro desse planejamento colorado, dois objetivos foram traçados em 2003 e alcançados dentro do prazo: um título internacional e 100 mil sócios antes do centenário.

Inúmeros assuntos sobre a marca Internacional foram explicados para os alunos durante as aulas, e eu ficaria horas aqui contando todos os méritos desse processo de profissionalização e organização do Internacional ao longo desses quase 8 anos...

Enfim, fiquei maravilhado com a maneira do clube enxergar o futebol e vislumbrar títulos e dinheiro. Nessas horas percebe-se que organização e metas traçadas em longo prazo serão sempre importantes para o amadurecimento de uma instituição. Espero, daqui a alguns anos, ver times mais profissionais, que explorem mais sua marca e não necessitem da venda de jogadores para manter suas finanças em dia. E tenho dito!


Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog

8 comentários:

Marcelo Souto disse...

Bom texto Julio. E só agora tu sabe o que eu ja sei faz tempo. É BOM SER COLORADO. Não podia perder essa né?? husahusauhauhsauhss

Vinicius Peraça disse...

Tchê, eu poderia apostar 50 pilas como o primeiro comentário desse post seria do Peruca! Hahahaha. Fanático?! Capaz...

Rossano disse...

Julio,

Conforme te falei pessoalmente o Avancini é professor de um pós em gestão esportiva, parceria da Unisc e do SCI.

Olha o site: http://www.unisc.br/gestaodoesporte/

Abraço

Rossano

Unknown disse...

Na verdade, gurizada, a "virada" no Internacional iniciou antes de Fernando Carvalho, foi na gestão de Fernando Miranda, dirigente que sedimentou, junto com João Paulo Medina, as bases para que o atual grupo tivesse uma gestão vitoriosa. A história ainda fará justiça com Fernando Miranda, posem apostar.

Anônimo disse...

O Inter pode até explorar a sua marca, mas a maior parte desse dinheiro vem da venda de suas revelações, quero que me digam qual grande jogador da base do Inter está jogando pelo clube? Na primeira oportunidade que eles tem, se disfazem dos garotos, e gastam dinheiro em jogadores como Edu, Abondanzieri, fora outros que ja estão mais pra la do que pra ca como Indio. Só pra lembra o Sandro foi vendido e até agora não acharam ninguém a altura pra função.
È bom faze dinheiro mas tem que repor em campo se não fica dificel. O time não tem elenco, por exemplo se o Dalessandro não joga o time do Inter não existe, porque não tem ninguem pra substitui. Um time não pode ser dependente de um unico jogador.
Então não venham com essa conversa de que o time do Inter é um exemplo de organizção por que não é tudo isso. È facil ter dinheiro vendendo jovens talentos e comprando aposentados!!!!

Anônimo disse...

Anônimo, está descontente, vota Chapa 01 para Presidente e Chapa 01 ou Chapa 02 para o Conselho Deliberativo.

Unknown disse...

Ele não tá descontente. É "pijamista" da Azenha.
Hehehe

Marcelo Souto disse...

Que fanatismo o q vinicius. Teu irmão gremista ta paixola pelo colorado, é q o time é fodex mesmo...... husauhsauhsauhhusasa