29 de nov. de 2010

Problemas com os cães

O texto abaixo foi enviado ao blog pela leitora Cintia Farias Vieira, narrando e opininando sobre a situação dos cães soltos nas ruas de nossa cidade.

"Um dia desses me dei ao trabalho de contar a quantidade de cães que estavam soltos na minha rua (Av. Otacílio Vieira). Eram nada menos que 16 (sim, dezesseis!) cachorros, brigando, atrapalhando o trânsito. O barulho que eles fazem à noite é insuportável, latem e brigam a noite toda, e pior de tudo: põe em risco a integridade física dos motoqueiros que por aqui passam, pois saem todos em disparada atrás das motocicletas.

Todos os motoqueiros que passam por aqui são perseguidos ( do carteiro, o entregador de gás, passando pelas pessoas que usam a moto como meio de transporte). Felizmente, até hoje não presenciei nenhum acidente por conta disto, mas com certeza não vai demorar muito para que aconteça.

Há uns anos atrás, a prefeitura recolhia estes cães, e olha que a quantidade de cachorros era imensamente menor que agora. Será que não existe a possibilidade de recolhimento desses cães pela prefeitura, ou até mesmo por alguma ONG de algum lugar?"

20 comentários:

Anônimo disse...

Concordo contigo...
esta uma vergonha os cães soltos pelas ruas de PM...
ainda bem que não é só eu que vejo..
tomara que as autoridades tomem alguma iniciativa... pq esta ficando fora do controle..

Unknown disse...

A meus amigos já disse: eu ainda vou cair da moto por causa de algum cachorro. Tenho certeza que isso, infelizmente, vai acontecer. É impressionante a quantidade enorme de cachorros vira-latas ou sem donos que existem em nossa cidade. Esse problema se arrasta há anos por exclusiva omissão de nossas autoridades. Sou da opinião de que cachorro encontrado na rua, sem dono ou identificação, tem que ser colocado dentro da carrocinha...

Anônimo disse...

Eu tbem concordo com vcs, nao da para passa na Rua Dutra de Andrade enfrente a praça central, os cachorros avançam em todos os motoqueiros, ciclitas e até pedestre que por ali passam, é uma vergonha em plena praça. Eu respeito quem gosta dos animais, tbem gosto, mas que alimenta, que cuida, coloca dntro de seu pátio nao deixa na calçada. Minha sogra tem 84 anos esses dias ao passar por ali um cachorro avançou nela e ficou com as duas patas no ombro de uma pessoa idosa, por sorte nao foi mordida, e se fosse quem se apresentaria como dona e responsavel por esse animal? Não basta só cuida deles tem que ter respeito tbem pelas pessoas que ali circulam.

Anônimo disse...

concordo, isso ta virando uma vergonha, esses dias eu passei por um cão na calçada e ele mordeu minha perna por sorte não foi nada, mas duvido q alguém se responsabilizasse pelo cachorro se tivesse acontecido alguma coisa!!!

Anônimo disse...

Acho que ao invés de pensarem em carrocinha, deveriam pensar em fazer uma ong nesta cidade, que protegesse e retirasse esses animais das ruas e encaminhasse-os para adoção. E muitos desses donos irresponsáveis se concientizassem e não abandonassem os animais (inclusive as fêmeas), nas ruas.
Já em relação, a questão da alimentação, que falam que devem dar alimento e colocar dentro do pátio, eu discordo já que não pode ter vários animais em um pátio residencial por ordem mesmo da Secretaria da Saúde.

Anônimo disse...

Sou a favor de uma campanha de esterilização em massa de todos os cachorros soltos nas ruas e dos demais, que os donos também queiram evitar a procriação de seus animais de estimação. Quem sabe a Secretaria da Saúde ou da Agricultura entra em contato com uma Universidade da região para que preste este grande serviço a nossa comunidade.

Anônimo disse...

Os cães estão na rua porque foram abandonados e abandono de animais é crime, conforme art. 32 da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) e
também, esses animais estão protegidos pelo Decreto 24.645/34, art. 1 e 2.
A carrocinha deveria ser sugerida para os donos que abandonaram os animais ditos "irracionais"

Anônimo disse...

Se botarem a carrocinha para os donos ao invés de ser para os cachorros vai sobrar cachorro e faltar gente na cidade.

Anônimo disse...

Concordo, com os anonimos, e sem falar dos carrapatos e a sarna, q chega junto com o verão, lembram do ano passado q não dava pra sentar nos bancos da praça q os carrapatos subiam perna a cima, será q um ano se passou e vai chegar o verão e continuar do mesmo jeito.

Niaia disse...

Puxa, fico tranquila que essa preocupação não é só minha, como disse um anônimo em uma matéria minha: que sempre falo a mesma coisa.
Tá insustentável a situação desses cães.
Antigamente eles eram recolhidos e levados para universidade em Pelotas, mas se não me engano isso agora é proibido.
Mas, com certeza, tem que haver outra solução.

rafael santos disse...

Eu, como trabalho na tele entrega de gás, sofro muito com isso. Pelo menos não tenho medo de cair pois ando de triciclo. Sei que os animais não têm culpa mas as vezes dá vontade de botar o reboque da moto por cima. Não faço pois sei que os animais são IRRACIONAIS...ou não...Talvez sejam os donos?

Anônimo disse...

Concordo discordando e vice versa...
Todos sabem que devemos fazer nossa parte mas entendo que a administração pública não faz a parte dela nem a população que abandona.
Sempre me envolvi com este assunto pois sou completamente louca por cães, principalmente os abandonados e srd mas o problema sempre foi esse... quando eu morava aí, tentamos com a prefeitura a construção de um canil, sim mas para tratamento e futura adoção e esterilização de animais.
Aí na cidade seria fácil um trabalho de mutirão de esterilização, população pequena, alguns veterinários para o trabalho, enfim.
Aqui onde moro existe ong´s, grupos e canil, neste por sua vez não existe sacrifício de animais e sim tratamento, esterilização e adoção, existe um blog que acompanho e é feito um ótimo trabalho, basta querer.
fazemos campanhas de arrecadação de verba, feirinhas de filhotes, temos casas de passagem, enfim.

Cybele disse...

desculpem esqueci de assinar o comentário anterior das 15:26

Cybele disse...

Norma: LEI 13.193 Estadual e Código Estadual de proteção animal.
Leituras interessantes!

Anônimo disse...

O pior que se agente mata um cachorro desses se encomoda( não que eu queira matar os bichinhos), mas que da uma raiva quando esses bichos mordem agente da, se eu mato eu me encomodo, mas se eles mordem alguem ninguem se responsabiliza.

Anônimo disse...

Mas que absurdo, esses cachorros não sabem porque estão na rua,se eles mordem é pra se defender porque não tiveram ninguém para ensinar, eles não vão apreender sozinhos o que é certo ou errado, cabe ao ser humano parar de reclamar e tomar uma providência de ajudar os animais! E não recorrer a outros meios como a carrocinha só porque é mais prático, assim a população só conseguirá provar o que venho sempre dizendo que OS ANIMAIS SÃO MUITO MAIS HUMANOS QUE MUITA GENTE!

Cintia Vieira disse...

Quando escrevi o e-mail que gerou este post no blog não escrevi PARA os cachorros, óbvio, são irracionais. Escrevi SOBRE os cachorros soltos que são de responsabilidade de seus donos. E muitos nem tem dono, vão se reproduzindo (óbvio, é a natureza dos bichinhos). Me refiro que sim, deveria ser feito um recolhimento por uma ONG para que eles fossem assim mais bem tratados do que soltos na rua, sem nada comer muitas vezes, revirando o lixo. Se houvesse o recolhimento, eles poderiam ser castrados, alimentados, ser colocados para adoção e ainda não correriam o risco de se machucar com os carros que quase passam por cima deles. Tenho certeza que assim eles estariam vivendo muito melhor do que estão. E se é egoísmo meu pensar no incômodo que eles causam aos humanos, sinto muito, eles incomodam sim. E assino com meu nome, não como anônima.

Anônimo disse...

Desculpa Cintia se me expressei mal, mas não quis me referir a você quando escrevi, adorei o post que você escreveu e pra mim ficou bem claro que você quer o bem dos animais assim como eu!

Cíntia Vieira disse...

Que bom que ficou entendido. Este era o propósito. Que fique bom pros cães e pra nós.

denise disse...

devia ter carrocinha pra anônimos PÁ!! POLEMIZEI! (rs..)

desculpa, mas eu sinto irritantes mordidas invisíveis no meu couro qdo topo com "opiniões" anônimas.

Em Bagé rolou uma campanha de esterilização de animais mas uma ong de defesa dos animais embargou a ação por ser desumano(?) impedi-los de se reproduzir.

O que nos leva diretamente pro raciocínio de que o serviço PRIVADO de castração deve ter seu dedo nesta "manifestação" tão emocionantemente preocupada com os direitos romanos dos animais de rua (uma castração em veterinária fica em torno de R$ 100,00).

Mas já houve soluções romanas por parte *não se sabe de quem* em tempos idos em PM. Aí mesmo na vila da mana (cíntia) certa vez andava um caveirão atirando veneno dentro dos pátios para matar os cachorros. Estou mentindo? :)