1 de dez. de 2010

Em Cima do Lance: Barcelona, o melhor time do mundo

Por Julio Peraça

Nesta segunda-feira estive doente e nem tive forças pra sair da minha cama. Aparentemente, meu dia seria daqueles bem monótonos. Feliz engano. 

Aproveitei minhas muitas horas deitado e liguei a TV para assistir ao superclássico espanhol Barcelona x Real Madrid. Era evidente que teríamos um grande jogo, afinal, eram dois dos maiores times do mundo. 

Com a bola rolando, me surpreendi bastante com a facilidade do Barça em envolver a equipe merengue. Com toques rápidos, movimentação e muita infiltração de seus jogadores, o Real não conseguiu ver a cor da bola. Foi a famosa roda de bobo. 

O técnico do Barcelona, Pep Guardiola, sem um centroavante de referência, utilizou Lionel Messi na posição central de ataque, mas este voltava bastante para buscar o jogo, fazendo com que a última linha de defesa do Real adiantasse e abrisse espaço para as infiltrações dos ponteiros Villa e Pedro. Inúmeras oportunidades foram criadas desta maneira. 

Também é importante frisar o forte poder de marcação do Barça, sempre adiantando suas linhas e pressionando a posse de bola adversária. Por conta disso, ao fim do jogo, o percentual de bola ficou em 70% a favor dos donos da casa. Outro fato marcante foi a diferença que fez Messi dentro da partida. É impressionante a capacidade de condução de bola e mudança de direção deste jogador. A bola simplesmente gruda no seu pé e não há quem a tire sem apelar aos pontapés. Não precisou nem marcar gol neste clássico. Duas assistências foram suficientes para demonstrar que é o melhor do mundo. 

Sinceramente, as minhas dores de cabeça até se amenizaram depois de ver um espetáculo de tamanha grandiosidade. Felizmente, podemos vivenciar a história e vermos uma das melhores equipes de futebol da história jogar. Eu não sei das mais antigas, mas com certeza o Barça de Guardiola é o melhor time que já vi em ação.

Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog

4 comentários:

Anônimo disse...

Não era só tu que estava doente o time do Real Madrid inteiro estava com dor de cabeça.
O Real tem um jogador muito bom (aliás é outro gênio com a bola) chamado Cristiano Ronaldo, mas por vezes ele fala mais do que joga, logo após ao Barça ter vencido um jogo por 8x0 na rodada anterior, ele provocou dizendo "quero ver eles fazerem 8 na segunda", e não é correto provocar um time que tenha o Messi porque ele é muito mais humilde que o seu Cristiano e não responde com palavras mas sim no campo, e foi o que ele fez.
Faltou só 3 pra calar de vez o Cristiano Ronaldo.
Os 2 são genios mas o Messi é infinitamente melhor.
Existe jogador de futebol e existe Lionel Messi, e ele está acima de todos os outros e tem apenas 23 anos de idade se não me engano.
E o Brasil tem que engolir porque o genio da vez é argentino, e no momento nenhum brasileiro faz sombra para o Messi.

Unknown disse...

Parabéns pelas tuas duas últimas colunas. Fostes muito preciso nas tuas análises, como sempre. Simplesmente falastes sobre os dois maiores times do mundo...
Nos, Campeões de Tudo, agradecemos o reconhecimento do ilustre co-irmão.

Anônimo disse...

Tenho q concorda, Real Madrid mesmo com a humilhação no clássico esta entre os dois maiores do mundo junto com o Barça.
Mas fico surpreso de ter torcedores do Real em nossa cidade.

Anônimo disse...

bah, que papo cabeça.