15 de dez. de 2010

Pensando Positivo: Assim como está, não pode ficar


Por Niaia Sarubbi Resing

Nas duas últimas semanas, precisei usar os serviços do Pronto Atendimento da cidade. Na primeira vez, levei um rapaz de 19 anos que se feriu deixando cair um bloco de pedra no dedo anelar. O corte foi profundoe o inchaço também. Foi atendido por uma enfermeira, que chamou o médico de plantão que, com uma má vontade que acredito lhe é peculiar, olhou, apenas olhou o dedo do rapaz e mandou fazer um curativo. 

Fomos aconselhados a fazer um Raio-X. Pois é, tá estragado!!! 

Neste último domingo, dia 12, fui com meu marido, que precisou dos serviços do Pronto Atendimento. Ganhou de presente de aniversário o dedo mínimo quebrado. Jogando futebol, é claro. Foi atendido pela enfermeira, que encaminhou para a médica de plantão. Quanta diferença. A médica que estava atendendo, pela 1ª vez no plantão, com toda atenção, verificou o machucado, mandou enfaixar e disse que teria que fazer um Raio-X. Pois é, tá estragado!!! 

Isso sem contar que há mais ou menos um mês uma criança que levou uma patada de um cavalo na perna também foi no Pronto Atendimento para ser atendido. O médico de plantão (pelas características era o mesmo que atendeu o primeiro rapaz) mandou o menino fazer um Raio-X. Pois é, tá estragado!!! Encaminhou o menino, não sei por que “cargas d’água” para Piratini. O pai, no desespero de ver seu filho machucado, nem atinou de levá-lo à Pelotas ou Bagé, lugares com mais recursos. Resultado: feito o Raio-X em Piratini, o médico de lá não interpretava o exame e o menino foi levado para outra localidade, para que alguém pudesse dizer se havia ou não quebrado a perna. 

1º) Não consigo entender como as pessoas gastam fortunas estudando para Medicina, se não é o que gostam. O juramento realizado na formatura parece esquecido por alguns médicos. 
2º) Não posso crer que o conserto do Raio-X de Pinheiro Machado seja uma coisa tão impossível assim. Será que seria necessário fazermos uma campanha na cidade para que sejam arrecadados os recursos necessários para o conserto do mesmo? 

Assim como está, não pode ficar.

Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog

17 comentários:

Anônimo disse...

Daqui a alguns anos em Pinheiro, ja não vamos mais poder ficar doentes.
O hospital aqui é uma vergonha.
Basta lembrar que nessa cidade não nasce mais ninguém.
Estamos virando uma filial de Bagé.
Não vou me surpreender se daqui a 20 ou 30 anos, existirem mais pessoas morando aqui nascidas em Bagé do que em Pinheiro.

Anônimo disse...

Estas mal informado não são atendidas as pacientes para parto em bagé e sim pelotas, quando isso acontece, porque se faz parto sim no nosso hospital. Quanto ao RX espero que a comunidade e executivo vejam a falta que está fazendo porque ninguem consegue fazer milagre com o recurso que vem do SUS. Pensei que todos sabiam da dificuldade da saúde do nosso PAÍS

Niaia disse...

As dificuldades da saúde no país inteiro é, verdadeiramente um caos.
Mas, nós pinheirenses podemos nos unir sim para ajudar nosso hospital.
Se os recursos que o hospital recebe não são suficientes vamos ajudá-lo com campanhas para conserto do raio x entre outras coisas que necessitarem.
A população também pode fazer alguma coisa sem estar sempre culpando quem quer que seja.
Podemos ajudar nos associando ao hospital pagando algo como R$ 5,00 mensal. Ou qualquer contribuição espontânea. O que não podemos é ficar sem os serviços ou deixar fechar o único hospital que temos.

Anônimo disse...

obaaaaaaaa, um texto da Niaia sem falar em criação de filhos etc.. Essa gostei.

Anônimo disse...

mas sem tirar muito do foco do artigo que é sobre o atendimento em nossos postos de saúde, quero saber até quando vamos ter que aguentar esta barbaridade, pois todos na cidade precisamos de atendimento e ter profissionais que realmente queiram ter uma boa vontade, é claro que a saúde é pessima em todo o estado mas temos que nos unirmos para que isso não vire um circo geral na nossa cidade.

Anônimo disse...

Pessoal, vamos com calma! Acredito que a saúde tenha muito a melhor em todo o país, como em pm. Realmente os profissionais precisam ser mais comprometidos com sua profissão, aliás como em qualquer área, mas temos que ter conciência que a maioria das cidades de pequeno porte passam por dificuldades não tão simples assim. Isso não quer dizer que as pessoas não seram atendidas, um paciente que entre pela porta de entrada do SUS, nesse caso o pronto atendimento, e necessitar um raio x, mesmo que o do município esteja quebrado, ele vai ser encaminhado para uma unidade de referência, no caso de traumato acredito que pinheiro siga encaminhando para Rio Grande. Já falando em nascer em pinheiro parece que a população não consegue compreender os riscos do procedimento, preferem aumentar a mortalidade infantil do que dizer nasci em Pelotas, mas sou de Pinheiro Machado. Eu nasci em Pelotas e digo perfeitamente que sou pinheirense!!!!

Anônimo disse...

Há uns quatro anos, mais ou menos, estive na terrinha e numa bela noite de frio intenso tive uma crise de cálculo renal, que é terrível. Imediatamente fui levada por familiares ao PS (aquele diagonal com uma agroprecuária).
Chegando lá, não tinha ninguém esperando atendimento, a enfermeira foi chamar o médico que estava nos seus aposentos e voltando falou que eu tinha de esperar, mesmo com dor intensa, questionei os motivos, o atencimento e ela, voltou a falar com o médico.
Agora, pasmem, porque ele teve a ousadia de mandar eu esperar porque estava assistindo os últimos capítulos da novela global.
Claro que não assistiu e ainda escutou, sem briga ou agressão e sim embasada nos meus direitos e no dever dele,o que merecia e no dia seguinte fui registrar o fato com o Secret. da Saúde, que por sinal era meu amigo de infância,mas duvido que o novelista tenha recebido, no minimo, uma advertência.
Claro que existem médicos e MÉDICOS, mas parece que no PS os médicos são contumaz a não ser que seja o mesmo de 4 anos.

Anônimo disse...

A Niaia tem toda a razão. O problema não é o sistema de saude, mas os profissionais do pronto atendimento. Após o almoço não há atendimento, somente depois dos "doutores" sestiarem um pouco...

Anônimo disse...

Eu tb nasci em Piratini,e me considero um Pinheirense nato. Não podemos esquecer que temos um profissional capacitadíssimo para realizar os partos em nossa cidade, que aliás, está se desdobrando horas e horas, para que as gestantes não saiam tendo seus nenêns na estrada, ou correndo riscos nas viagens, tanto Pelotas ou Bagé. E falando do RX do hospital, sim devemos todos nos mobilizarmos para que tenhamos um aparelho funcionando, mas sem ajuda do povo, que só cobra, não teremos nem o aparelho do RX arrumado e nem outros recursos que necessitamos em nosso único hospital da cidade, que poderá ser fechado por falta de recursos e manutenções. Não poderemos deixar que isto aconteça, pois de uma forma ou de outra precisamos, até para uma dor de cabeça, procuramos atendimento nele.

Anônimo disse...

Querem juntar dinheiro para arrumar o Raio X, mas afinal o que fazem com o dinheiro dos impostos que agente paga, será que não da pra mandar arrumar esse Raio X. É um absurdo agente pagar
imposto e ainda ter que fazer vaquinha para pagar a manutenção de um Raio X, mais que um absurdo é uma vergonha.
Esse é o Brasil que não tem dinheiro para concertar um Raio X, mas tem dinheiro para construir estádios para copa do mundo.
Definitivamente esse não é um pais sério!!!

silvia medeiros disse...

Em um domingo precisei ir ao pronto socorro da cidade pois estava com uma dor abdominal insuportavel dei o azar de ser atendida por esse mesmo médico que ainda se diz medico cardiologista,nem me olhou estava falando no msn dava para escutar o barulho da pessoa chamando atençao dele,simplesmente falei oque eu sentia e ele nem tirou os olhos do notbook continuando a falar no msn,disse que eu tinha que fazer exames e eu tornei a perguntar o senhor não vai me dar nada para passar essa dor achando que eu ia pelo menos fazer uma injeçao para dor,ai ele falou ah então tu tá com dor,ou seja ele não ouviu sequer uma palavra que falei,é horrível acreditar que nós mesmos pagamos para esses estupidos,que não merecem ser chamados de médicos pois não tem capacidade nem de cumprir seu proprio juramento...

Anônimo disse...

Concordo plenamente que a comunidade paga impostos e que esses valores deveriam ser repassados em favor da comunidade porém, nem sempre isso acontece. Nós temos a contrapartida mas esta é muita cara em se tratando de RX, basta ver a despesa que é paga. é só fazer os cálculos de diárias de motoristas, desgaste com carro, combustível etc. Dá para acreditar ?

Anônimo disse...

Do geito que a coisa vai, Pinheiro Machado não vai aguenta muito, isso é uma cidade perdida no tempo, não tem emprego e agora não tem saúde. Infelizmente o futuro parece não existir nesse municipio!!!!

Niaia disse...

Puxa vida, não sejamos tão pessimistas.
Aqui as coisas são dificeis mesmo, mas como eu sempre bato na mesma tecla...não depende só dos outros, também depende de nós. O negativismo atrai mais coisas ruins. Devemos pensar sempre que as coisas podem melhorar e que nós podemos fazer alguma coisa, mesmo com atitudes que possam não parecer importantes fazem a diferença.

Anônimo disse...

concordo que o raio x esteja faendo falta,e muita falta....muitos problemas poderiam ser resolvidos aqui,sem encaminhamento...mas a critério dos parto,acredito q se são encaminhados é pq tem estrema necessidade ou a familia requer tratamento de outra cidade,pois o medico que realiza os partos ele,corre contra o tempo para poder atender e realizar o parto de todas as gestantes...

Anônimo disse...

Mas pensando pelo outro lado,o que adiante ter o aparelho de raio x,se nem os funcionarios da entidade estão recebendo,não viram nem a cor do pagamento referente ao mes de novembro e o decimo vence no dia 20 será que vão receber?.......vejão a situação,isto é uma falta de respeito com cada um.........

Anônimo disse...

Concordo com o comentário do anônimo anterior.Os empregados do hospital ainda nem receberam o mes de novembro e o décimo nem ouvem falar mas, o que fazer? ? ? Parece que a comunidade nem se preocupa, principalmente o poder público. Será que se tivéssemos um RX funcionando não seria diferente ?
Será que aqueles funcionários não iriam poder comer um churrasco, ou quem sabe dar um presente aos filhos ?
Acordem. Eu, Tu, Vocês !!!! e até mesmo o Sr. Prefeito.