31 de dez. de 2010

Setor apícola deve ganhar espaço no município

Diário Popular noticiou
Texto: Juliana Sanches

Foto: Infocenter Diário Popular
Nos próximos anos a perspectiva é que Pinheiro Machado não seja conhecida somente pelo cultivo das vinhas, fabricação do vinho e a criação de ovinos. O setor apícola também se destaca nos últimos dois anos e deve ganhar forma com a construção da sede da Cooperativa Apícola da Zona Sul, em área de 272 metros quadrados, próximo ao trevo de acesso ao município. 

A liberação de recursos, na ordem de R$ 200 mil, através de uma emenda parlamentar dos deputados federais Adilson Troca (PSDB) e Pedro Pereira (PSDB) servirá para erguer o prédio e adquirir equipamentos. O valor já está disponível e a previsão é de que as obras iniciem em março de 2011, de acordo com o presidente da Associação Pinheirense de Apicultores e idealizador do projeto, Vinicius Affonso Farias. 

Até o fim do próximo ano a unidade deve entrar em funcionamento e gerar empregos a aproximadamente 150 famílias que já produzem mel. Mas a tendência é dobrar este número em um ano, além de tornar a cooperativa regional. 

Além de Pinheiro Machado, as cidades de Piratini, Pedras Altas e Candiota também serão beneficiadas com a instalação da cooperativa. Farias destaca que os municípios de Herval e Hulha Negra também demonstram interesse em participar do projeto. 


Exportação
A região tem alto potencial produtivo e atualmente muitas famílias estão produzindo mais de 50 quilos de mel por colmeia ao ano nas áreas de eucalipto disponibilizadas pela união da Aracruz com a Votorantim - Fibria. Quando a cooperativa entrar em funcionamento, este número deve aumentar consideravelmente, já que a unidade terá capacidade de processar três mil quilos de mel por hora. Com a estrutura, a ideia é conseguir um selo de certificação para exportação e enviar o produto principalmente para a Europa.

Nenhum comentário: