3 de jan. de 2011

Observar e Reagir: Flor de Hibisco

Por Vera Oliveira

Hibiscos são arbustos lenhosos que, em condições climáticas adequadas, produzem flores o ano inteiro. Originários da China são muito apreciados pela beleza e o colorido variado de suas fores, que vão desde o branco até o vermelho, passando pelo rosa, amarelo e laranja. Crescem rapidamente e podem ser usados como cerca viva. É comum vê-los enfeitando jardins, praças e vias públicas. 

Na praia do Cassino, por exemplo, florescem com rara beleza, compreendendo-se, esse viço, pelas aptidões genéticas da planta, que aprecia solos úmidos e arenosos, combinados às altas temperaturas. 

Aqui, em Pinheiro Machado, alguns guapos espécimes florescem, quando o sol de novembro se consolida. Explica-se, o hibisco detesta o frio rigoroso, característico de nosso inverno. Suas folhas, que não são caducas, caem, mesmo assim, nessa estação, queimadas pela geada e, do verde e das flores que exibiram em portentoso regalo, restam, apenas, galhos desnudos aos céus, como braços erguidos pedindo socorro. 

Mas, quem dá a vida, dá o destino. Alguns sobrevivem às condições adversas e, quando o sol da primavera aquece o ventre da terra, eles brotam outra vez, revestem- se de verde e produzem, novamente, flores em profusão. 

Acontece, também, com as pessoas situações semelhante. 
Nem todos nós nascemos no melhor lugar; adequado as nossas características e limitações. Tão pouco o nosso trabalho é sempre reconhecido e valorizado. E não obstante, somos, ainda, inúmeras vezes, tolhidos pelas dificuldades advindas do poder (econômico, financeiro e/ ou institucional), os quais, por seus efeitos devastadores, se assemelham, mal comparando, às geadas do mês de agosto. 

No entanto, tão logo as condições sejam favoráveis, podemos prosperar. Importante continuar trabalhando com inquebrantável firmeza, esperando por dias melhores, pelo sol da primavera que há de vir. Seguindo o exemplo dos hibiscos da minha terra. 

Ao ensejo, desejo a todos, que na estação boa do Ano Novo, os sonhos represados, pelo menos um (quem sabe alguns), floresçam e frutifiquem, de tal sorte, que estejamos guapos para enfrentar os rigores do inverno.  

Feliz 2011!

Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog 

2 comentários:

Niaia disse...

Excelente aquisição ao blog.
Aprecio muito os textos da Vera desde antes de sermos boas amigas.
Ela consegue falar o que sente sutilmente e se faz entender perfeitamente.
Parabéns ao blog e, parabéns Vera pelo texto.

Andréa Quadros de Ávila disse...

Parabéns pela escolha Tiago, o Blog só tem a ganhar com a Vera como sua colaboradora.
Adorei o texto e já estou aguardando o próximo.