25 de fev. de 2011

Candidato entra com recurso contra o concurso em Pinheiro Machado

Nesta quinta-feira, um dos candidatos às vagas no Concurso Público em Pinheiro Machado, Giordano Alvarez, procurou o blog para informar que entrou com um mandado de segurança, afim de procurar garantir seus direitos no concurso recentemente realizado pela prefeitura.

Segundo Giordano, candidato à uma das vagas de motorista e inscrito como afro-descendente, o sistema de inscrições da empresa que realizou o concurso não processou sua inscrição desta forma. Como existe uma lei municipal que prevê 20% das vagas para os afros, o candidato, que seria o primeiro nesta condição para o referido cargo, então recorreu.

"Em todo o processo, não foi publicado sequer um edital dizendo quais candidatos estariam concorrendo por estas vagas, que a lei garante. Tive contato telefônico com a empresa e me disseram que sairia apenas na homologação final, mas não foi assim", diz Giordano.

Para ele, fica claro que houve algum erro. "É impossível que em um universo de mais de 3 mil candidatos, existam dois ou três inscritos para as vagas de afros, como me garantem", completou.

21 comentários:

Anônimo disse...

Mas teve uma inscrição de um PNE's que entrou com recurso enquanto valiam os recursos eu não lembro quem foi mas a inscrição estava errada como a dele e o recurso foi feito em tempo e por escrito. Mas boa sorte.

Anônimo disse...

Pois é...deixar passar o prazo dos recursos para então entrar com uma ação na minha opinião não é correto, pois isto vem em prejuízo dos demais candidatos. Todo concurso público tem um período para que se possa corrigir possíveis falhas, o que não foi feito. Se isto "pega" vai virar uma anarquia. Cumpra-se o edital.

Anônimo disse...

Uma duvida, pq vagas pra afro-descendentes? qual diferença em termos fisicos, psicologicos e mentais das outras etnias? Acho que só deveria ter vagas PNEs e o resto são todos iguais, entao nao tem pq ter esse privilégio..

Anônimo disse...

concordo com o anônimo das 23:58, detesto estas tais de cotas, principalmente aqui em Pinheiro TODOS tem as mesmas oportunidades, e não considero que os negros possuam um nível de inteligência menor que os brancos, porque então devem ter privilégios? No mais porque não usou o tempo hábil para entrar com recursos? Agora terá que provar que realmente fez a inscrição para afrodescente e se assim for passará na frente dos demais classificados, isto é justo?

Anônimo disse...

Concordo com o anônimo das 23:58,cotas é uma forma de discriminação.Não somos iguais?

Anônimo disse...

Isso é uma vergonha, esse tal de giordano ta em 26º lugar, quer usar dessa artimanha para se classificar, essa sim é uma descriminação com os demais concorrentes, afinal vivemos no brasil um pais multiracial, essa lei besta, afinal garanto que a maioria estudou em escola publica como eu e teve os mesmo professores que os colegas, negros, amarelos e até de olhos puxados, para com isso, tu ta prejudicando quem realmente é merecedor dessas vagas, os que estudaram e se sairam bem na prova pratica, eu mesmo passei entre os dez e preciso dessa vaga o quanto antes

Anônimo disse...

sem noção mesmo....
teve prazo para recurso e não entrou,agora que foi se dar conta?meio tarde hein giordano e outra, discordo dessa cota porque essa sim é maneira de discriminação com os negros...
e tem mais...é concursado em pedras altas e quer tirar a vaga de quem nem emprego tem?por favor né

Anônimo disse...

sem noção mesmo....
teve prazo para recurso e não entrou,agora que foi se dar conta?meio tarde hein giordano e outra, discordo dessa cota porque essa sim é maneira de discriminação com os negros...
e tem mais...é concursado em pedras altas e quer tirar a vaga de quem nem emprego tem?por favor né

Anônimo disse...

vai querer salário diferenciado também!! perdeu prazo e ficou em 26º qual é??

Anônimo disse...

e dai Giordano e tu fosse o CRISTIAN DA SILVA MEDEIROS (9° lugar) ou o EDISON PINTO ANTUNES (10° lugar) que vão perder as vagas se tu e mais alguem ganhar com esta historia como tu te sentirias? (já que são 20% das vagas)

Anônimo disse...

concordo com o anonimo acima e digo mais a população perde com isso também, não precisamos de servidores que usam esse tipo de artimanhas para ganhar as coisas, prejudicando pessoas que tem o direito moral ao cargo, imagina só como vai ser a dedicação de um cara desses a população, cara repensa esse teu ato, as vezes a gente toma decisões no calor da hora, ainda há tempo pra ter uma atitude digna e voltar a ter o respeito das pessoas

Anônimo disse...

Ola ANÔNIMOS das 23.58!!!!!!
Creio que não esta em questão a perda de prazo segundo TJ, não expirou o prazo para recorrer da incrição do concurso, e nem ele ter ficado em 26º lugar(mérito), mas sim uma questão de dignidade e justiça, pois todos nós sabemos que existe preconceito racial no Brasil , como em Pinheiro é um tanto mascarado, isto é, por trás do pano. Aqui tem muitos negros que tem vergonha de assumir a sua raça, e é como lemos os depoimentos dos "colegas", todos devem ser contra os afros, ou então desconhecem a histótia do Brasil, ou melhor dizendo do Rio Grande do Sul,que bastava ser negro para ser lesado, acorrentado, chicoteado,chutado, massacrado, injustiçado. Se o Giordano ficou 26º lugar, optou pelas cotas, ele é negro e acho justo que faça valer o seu direito e asegure o seu lugar, afinal estamos vivendo num país democrático chamado Brasil, que deve muito para os descendentes afros, pela sua evolução oriundos de trabalho escravo e por tudo que foi negado aos negros e ainda é até hj, conforme estamos vendo , até mesmo pelo posicionamento de muitos COLEGAS. Mas tudo é uma questão de rspeito, de valorização, de identidade, resgate , de justiça, de reconhecimento e fazer valer o seu direito,"

afinal pimenta nos olhos dos outros é refresco.

Anônimo...

Anônimo disse...

Esclarecimento.

ANõnimo 25/02/11 h23.58

*qUE DIZ PQ VAGA PRA AFRO-DESCENDENTE? Pela situação socioeconomica dos descendentes afros.
8 QUAL A DIFERENÇA EM TERMOS FÍSICOS , MENTAIS, PSICOLÓGICOS, DAS OUTRAS ETNIAS?
Pele negra,resistente a exposição solor , resistencia para o trabalho , alegres, e de grande paz interior.

RESUMO PARA ENDENTER MELHOR.
As cotas foram criadas para asugurar vagas e permanências para negros nos cursos técnicos e curso superio. ex curso técnico 30 alunos 5 negros , curso superior 60 alunos dependendo do curso 2 negros, no meu curso eu era o único negro, mestrado 70 inscritos , 2 negros.E as condições não são mentais , físicas ou psicológicas, mas sim economicas, sociais, negro tem a menor renda, piores condições de vida , piores empregos, a maioria é braçal, pela sua condição economica ninguém tem respeito,todos que tem o tom de pele mais claro, se acham na condição de superioridade, humilhando, desrespeitando e colocando-o sempre numa condição inferior.

Anônima...

Anônimo disse...

Situação sócio-economica é piada, todos devemos batalhar por aquilo que queremos, seja branco, preto, amarelo, índio. Dindin é problema em todas as raças, tem pobre branco, rico branco, pobre negro, rico negro. Então, vc é pobre, estude, pegue um serviço qualquer, financie os estudos, depois vá melhorando conforme o aprendizado. Pense primeiro em ser alguém, depois no resto. Independente da classe ou raça. Quem quer consegue. Isso de situação economica dos negros ser inferior, vc vai me desculpar, mas é bobagem, basta ter VONTADE.

PS: Tenho amigos negros, nada contra a raça ou algo do tipo, sou contra apenas as cotas pra esse tipo etnia.

Anônimo disse...

pq branco pobre não tem cota?
é isso que estamos discutindo, são todos iguais tiveram as mesmas oportunidades e agora tem um querendo tirar vantagem e tirar a oportunidade de 1 q estudou mais do q ele para a prova. Eu continuo achando injusto.

Anônimo disse...

concordo com o comentario das 09:42, a luta por um espaço é a mesma pra branco, negro, amarelo, agora o cara vem usar a cor da pele pra bular um concurso, não existe outra palavra pra isso a não ser burlar, o cara fica em 26º , e outro comentarista ainda diz que foi merito e o merito de quem ficou entre os 10º, não vai ser respeitado. Nasci e cresci em familia pobre e sempre estudei em escola publica, a minha pobreza não era melhor que a das familias negrasa ao lado, alem de tudo isso é uma forma de descriminação com eles mesmo, mas todos concordam porque tem vantagens, pra mim os negros se submentendo a essas descriminações, estão se inferiozando muito mais que no tempo da escravidão, pelo menos naquela época eles lutavam pela liberdade, agora querem viver de migalhas e cotas humilhantes

Unknown disse...

Meus amigos, voces nao leram o edital, diz claramente no edital que existe 20% das vagas para afrodecendentes isso quem fez a lei foi os vereadores do municipio reclamem com eles e esse rapaz tem direito sim.
ESTANDO NO EDITAL NÃO É BURLANDO A LEI.

A organizaçao do concurso PONTUA CONCURSOS usou de ma fé, nao colocando na lista, somente o nome dos 10 incluindo os cotistas. Fazendo assim uma discriminaçao com os cotistas.
OBS: SOU BRANCO. E sou contra qualquer tipo de cota mas quando oferecida baseada em lei tem que ser cumprida.

Anônimo disse...

TODOS TEMOS QUE LUTAR POR NOSSOS DIREITOS O GIORDANO ESTÁ CERTO. É LEI E ELE DEVE SE BENEFICIAR DELA SIM.QUANTO A PONTUA, ELA ESTÁ ERRADA NÃO INCLUIU A MAIORIA DAS INSCRIÇÕES FEITA PRA AFRO, DIGO ISSO PORQUE EU MESMA FIZ INSCRIÇÃO PRA AFRO E NÃO APARECEU NO RECIBO.A PREFEITURA NÃO TEM CULPA DISSO.

Anônimo disse...

Eu passei no concurso, mas acho que ele devia ter entrado com recurso a tempo depois do tempo passado não adianta quere tira leite de vaca morta!!!hork

Anônimo disse...

"Depende do modo de pensar"
Se uma lei foi criada,certamente vai beneficiar a quem se enquadrar nela.
Porém a que entendo,mesmo se enquadrando aos beneficios da lei, não devemos abrir mão de direito para beneficiar a quem não se enquadra na lei.
O rapaz que entrou na justiça não quer tirar a vaga de ninguém, apenas quer garantir o direito de vaga que uma lei oferece.
E não é porque se está empregado, que não se deve procurar o que nos é de direito,pois se assim fosse os empregados nem teriam direito de participar de concursos.
PARA JULGAR ALGUÉM PRIMEIRO COLOQUE-SE NO LUGAR DA PESSOA JULGADA...
Existe um erro nisso tudo, mas certamente não esta em quem procura justiça através de uma lei que não foi criada para uma pessoa e sim para todos que recorrerem a éla.

Anônimo disse...

Parabéns a postagem de cima! Além de ter defendido seu pensamento com palavras muito bem colocadas, não ofendeu a ninguém!
Penso o mesmo!