20 de fev. de 2011

Pensando Positivo: Não julgueis para não ser julgado


Por Niaia Sarubbi Resing

Na última quinta-feira, a palestra na Casa Espírita a qual frenquento, este foi o tema abordado. No mesmo instante, lembrei-me da coluna da Nadiane, que falava dos julgamentos sobre o Ronaldo “Fenômeno”. 

Podemos dizer que perdemos a conta das vezes que cometemos esse equivoco de julgar alguém sem saber ou pelo menos tentar entender o que se passa com a criatura. Em todos os lugares, acontece tal julgamento, mas aqui, onde a cidade é pequena e todos se conhecem, a coisa fica mais grave, na minha opinião. Ai é que deveríamos não julgar e sim ajudar. 

Geralmente, acontece da pessoa estar passando por um problema, seja de ordem física, onde pode estar passando por algum problema de saúde, ou por ordem psicológica, passando por algum problema financeiro, amoroso, enfim. Às vezes, basta um gesto de solidariedade para que a pessoa consiga desabafar e sentir-se mais aliviada. E, diga-se de passagem... agradecida! 

Não gostaríamos de forma alguma estar sendo vitima de julgamentos, não gostamos quando sabemos que somos alvo de comentários maldosos. Porque então julgamos os outros sem dó nem piedade? Com a Doutrina Espírita, aprendi que devemos antes de julgar ou comentar sobre uma pessoa, perguntar três coisas básicas: O que vou dizer é verdade? O que vou dizer vai beneficiar a pessoa a quem eu me refiro? O que vou dizer não vai prejudicar ninguém? 

Bem, se uma das duas primeiras respostas for negativa ou a última for positiva, é melhor não dizermos nada.

Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog

2 comentários:

Anônimo disse...

Refletindo sobre esse Tema também me pergunto como algumas pessoas gostam tanto de analisar a vida dos outros,se muitas vezes não temos condições de resolver nem nossos próprios obstáculos. Me parece que deve de ser pelo fato de se ter "empatia", mas colocar-se no lugar do outro sem dar nenhuma contribuição pouco vai resolver! Então agora estou usando a seguinte "filosofia leiga" " se falares dos outros, não deves deixar vestígios para que falem de ti" Resumindo: Ninguém é perfeito, por isso devemos práticar a autocrítica. Valeu Niaia, deve-se lutar com vários aprendizados, e só assim as pessoas terão uma mudança de postura. B.j

Anônimo disse...

Realmente, tem pessoas que julgam, pregam certas atitudes, mas provam com suas ações que não são nada, nada do que dizem. É a vida!