22 de mar. de 2011

Instalação de Núcleo de Geologia marca início da atuação da UFPel em Pinheiro Machado

Foto: Divulgação
Do site da UFPel

O município de Pinheiro Machado viveu na noite desta segunda-feira(21) um momento considerado histórico pela comunidade, a partir da instalação oficial da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que inaugurou na cidade o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Geologia. O órgão deverá ser o primeiro a compor o futuro campus da instituição em Pinheiro Machado, atendendo aos anseios da região e ao plano de expansão da Universidade.

Segundo o coordenador do Núcleo, professor Ewaldo Soares, a idéia de instalação da unidade no município surgiu da necessidade de oferecer aos cursos de Engenharia Geológica e Engenharia do Petróleo um laboratório a céu aberto, lembrando das potencialidades minerais da região: carvão em Hulha Negra e Candiota, granito em Pinheiro Machado e Piratini, água em Pedras Altas e ouro em Lavras do Sul. “Nossa atuação proporcionará o mapeamento geológico para que os municípios possam conhecer e explorar suas potencialidades – não seria possível desconhecer ou não atender às necessidades desta região”, observou.

Soares destacou o empenho do prefeito, Luiz Fernando Leivas, que não poupou esforços em proporcionar toda a infraestrutura necessária ao funcionamento das atividades letivas, providenciando a reforma do prédio com recursos do município. Enfatizou também a atuação do vice-reitor, Manoel Luiz Brenner de Moraes, como um facilitador das articulações no âmbito da Universidade, e a visão estratégica do reitor Cesar Borges.

Quanto ao curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental, primeiro a ser oferecido e cujas aulas tiveram início em março, com 44 vagas, Soares deu ênfase à necessidade de proporcionar sustentabilidade aos novos projetos a serem desenvolvidos, classificando-o como vital para vida humana no globo terrestre. “Mais do que um ato formal, a assinatura de um compromisso de cooperação representa o resgate de uma dívida da Universidade para os municípios da região. Nesse processo de interiorização, não só ampliamos nossas bases como nos instalamos nesta comunidade”, definiu o vice-reitor Manoel Moraes, destacando a oferta de dois cursos já no primeiro ano do Núcleo de Pinheiro Machado – já está confirmado para o segundo semestre o início do curso superior de Tecnólogo em Mineração.

Em sua manifestação, o reitor Cesar Borges enalteceu o trabalho de Moraes, que representou a UFPel em todas as tratativas prévias à instalação do Núcleo e expressou a convicção de que em pouco tempo a instituição possa instalar um campus em Pinheiro Machado, o que, segundo ele, dependerá dos resultados que venham a ser colhidos em decorrência da parceria entre a Universidade, a Prefeitura e a comunidade.

Para justificar a expectativa, o reitor lembrou a instalação da Unipampa em cinco municípios da região, cujas ações foram lideradas pela UFPel, destacando o empreendedorismo dos professores Ewaldo Soares e Luis Eduardo Novaes, que estiveram à frente dos principais polos. “Toda a atenção será dada às questões referentes ao meio ambiente, área a cargo do professor Érico Kunde Corrêa e que se reveste de importância cada vez maior diante das catástrofes naturais que se multiplicam”.

“O ato histórico vivido pela comunidade pinheirense é a prova do respeito pela educação e de nossa consideração para com a UFPel”, disse o prefeito Luiz Fernando Leivas, ao fechar a solenidade. “Sabemos da importância de uma universidade, com seu dinamismo próprio, com sua capacidade de formar massa crítica, de criar novos paradigmas e de buscar o desenvolvimento”, acentuou.

Lembrando o significado de um diploma na vida das pessoas, Leivas lembrou que, num passado recente, chegar à universidade era uma coisa impensável para as classes populares, realidade que está mudando graças à ampliação do acesso ao ensino público superior.

Além do reitor e vice-reitor da UFPel e do prefeito municipal, a mesa de honra foi integrada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Jackson Cabral, pela Secretária Municipal de Educação, Bernardete Moura Paz, pelo coordenador do Núcleo, professor Ewaldo Soares, e pelo coordenador do curso de Gestão Ambiental, professor Érico Kunde Corrêa. Na platéia, destaque para as presenças do professor Luis Eduardo Novaes, e de um grupo de professores ligados às engenharias do geológica e do petróleo, além de representantes dos principais segmentos da comunidade local.


9 comentários:

mourajr@supersul.com.br disse...

Torço para que esse curso não tenha conteudo idelogico de esquerda, afinal de contas sob a bandeira da "defesa" do meio ambiente estão encarapitados os integrantes da mais fina flor do vanguardismo do atraso!
Só falta formarem técnicos contrários à plantação de eucaliptos...

Anônimo disse...

7 alunos?

Anônimo disse...

sigamos com os eucaliptos e seremos futuramente um japão, refens da ganancia humana.

mourajr@supersul.com.br disse...

Não costumo e não gosto de debater com quem se esconde sob o manto do anonimato, mas fiquei curioso: qual a relação entre plantação de eucaliptos e ocorrência de terremotos ou tsunamis?

Anônimo disse...

É triste ver que tem gente que defende estes desertos verdes, num futuro bem próximo estaremos amargando a falta de alimentos.Ao invés de ficarem alimentando essa ganãncia que incentive a pecuária, a plantação de soja, arroz , feijão,etc.

Anônimo disse...

Divulgam 40 vagas, celebram com coquetéis e festas! Mas divulgar de maneira decente, como funciona, Como se inscrever, como estar dentro, não acontece!
Já fui inúmeras vezes, na antiga rodoviaria! Um passa pro outro que espera o outro e nada!
Só sei que é através da nota do ENEM, mas garanto que na hora que eu me inscrevi não havia a opção deste curso , muito menos em nossa cidade! Ficaria grata de saber como fazer pra entrar no curso! Isso se ainda der! Obrigada!

Anônimo disse...

Gente! Que horror! A oposição só sabe criticar mas não faz nada!!!

Anônimo disse...

Que inveja, hem? tem gente que não te dinheiro para pagar as contas, mal tem o que comer e não são humildes.Quem dera que os filhos de vocês consigam concluir uma faculdade.

Anônimo disse...

Se souberem mais informações sobre o curso, pediria que divulgassem!

obrigado!