22 de mar. de 2011

Pirâmide Invertida: Viva a nossa saúde pública

Por Nadiane Momo


Eu tive momentos contrastantes com o SUS. Em alguns episódios fui super bem atendida com tudo o que o sistema me dá direito como cidadã brasileira e em outros, muito mal atendida. Mas isso aconteceu já com todo mundo que precisou, eu acho. Eu no momento estou sem plano de saúde, mas assim que resolvidas umas pendências quero fazer, porque está ficando complicado...

Desde o início da semana estou com fortes dores nas costas, que vão do pescoço aos quadris. E ontem, incomodada fui até o Hospital de Candiota na Vila Residencial. É claro que não saí do conforto da minha casa, com dor, só pra bonito. Aliás, ninguém vai consultar e ainda mais num hospital se não está precisando.

Chegando lá, muito rápido o atendimento, parabéns. Tudo lindo, mas na sala do médico, tive que ficar muda. Por respeito, não vou citar o nome dele, mas ele me perguntou o que eu tinha e eu descrevi, inclusive citando que eu achava pelo caroço no pescoço, que tinha bico de papagaio. Pois bem, o médico não faltou com a educação e simpatia, mas me olhou e disse: "Tu tens que ir a um traumatologista".

Não respondi nada, mas pensei, bom, tudo bem, eu sei, mas tem em Candiota? Deve ter só em Bagé e particular sei que é bem caro, não tinha dinheiro na mão e nem se consegue uma consulta assim, na hora. Bom, achei que ele ia me examinar, e tal. Nada. Simplesmente me deu um diclofenaco. A consulta durou nada mais do que cinco minutos, fui à farmácia e comprei o remédio. Estou tomando, a dor ainda não passou, vamos ver, acho que terei mesmo que ir ao traumatologista. Dai me lembrei que ano passado tive dor de ouvido e fui lá também. Era uma médica, simpática e atenciosa, mas me disse: "Olha vou ter que meio adivinhar o que tens, porque estamos sem o aparelho de examinar" (otoscópio). Tudo bem, ela me deu um ostoporim e melhorou... por sorte.

Mas agora fico pensando, está certo sermos atendidos assim? Essa é a postura de um médico e de uma instituição de saúde? E se eu tivesse com um problema mais sério nas costas, como fica a minha integridade física. Quem fiscaliza esse tipo de coisa? Quem denuncia? Ninguém, porque há medo, há perseguições políticas, há receios. Ontem fui eu, amanhã pode ser uma pessoa com uma doença séria e que é mandada embora sem ser examinada. O que está acontecendo com muitos de nossos médicos pelo Brasil afora, cadê o juramento que fizeram, o compromisso com a vida? Sei de casos que médicos têm nojo de pacientes... o que é isso meu Deus?!

Eu como não devo nada pra ninguém e sou uma cidadã que pago meus impostos falo mesmo e não tenho medo das consequências. Acho que só com a crítica que as coisas podem melhorar e com saúde, não se pode brincar.

Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog


4 comentários:

Anônimo disse...

não difere em nada do que acontece aqui em pinheiro.

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu desabafo!precisamos de pessoas assim como você sem medo de falar o que pensa e acha.

Anônimo disse...

Vem para pinheiro e nem diclofenaco tu vais levar. se for na hora do almoço nem te atendem

Anônimo disse...

concordo com todos vcs assim aqueles que levam problemas particulares para dentro do trabalho como na saude aqui em pinheiro....