31 de mar. de 2011

Secretaria de Saúde leva doadores ao Hemopel

A Secretaria de Saúde e Ação Social de Pinheiro Machado está realizando no próximo sábado, dia 2 de abril, uma campanha de doação de sangue junto ao hemocentro de Pelotas, o Hemopel. O objetivo é manter o saldo positivo do banco de sangue do hemocentro para os casos de emergência e de cirurgias dos pacientes de Pinheiro Machado. As doações de sangue precisam ser feitas constantemente, porque o sangue coletado tem validade de uso. A proposta é de conscientizar a comunidade para a continuidade das coletas e captação de novos doadores. 

De acordo com o Secretário de Saúde, Paulo Fernando Martins (Nonô), o município conta hoje com uma listagem com o nome e o tipo sanguíneo dos doadores cadastrados no Núcleo de Apoio a Saúde da Família, mas ressalta que é importante manter a atualização deste cadastro e captar novos voluntários. “Com este cadastro, a pessoa também recebe uma acompanhamento sobre o período de nova doação, além de ter um maior controle sobre a sua própria saúde, já que exames periódicos são realizados”, enfatiza. 

Os interessados devem dirigir-se até a recepção da Secretaria Municipal da Saúde localizada na rua Dutra de Andrade nº 831, munidos de carteira de identidade até sexta-feira, dia 1º de abril. “Doar sangue não dói, não faz mal, não causa fraqueza, e o doador está contribuindo para salvar não apenas uma, mas três vidas quando faz a doação”, lembra o secretário. Em cada doação também é colhido plasma e plaquetas sanguíneas, o que torna possível que o material do doador seja ministrado a três pessoas que dele precisam para sobreviver. 

O Hemopel é responsável pelo abastecimento do HUSFP/UCPel, do Pronto-Socorro de Pelotas, da Beneficência Portuguesa, do Hospital de Clínicas e de outros sete municípios da região: Santa Vitória do Palmar, Arroio Grande, Herval, Pinheiro Machado, Piratini, Pedro Osório e Jaguarão. 


Quem pode participar da campanha 

Podem doar sangue pessoas que tenham peso acima dos 50 quilos; 
Não sejam portadores de doenças transmissíveis; 
Não sejam hipertensos e que tenham idade entre 18 e 65 anos; 
Os homens podem doar sangue de dois em dois meses; 
Já as mulheres podem fazer a doação de três em três meses.

Um comentário:

Anônimo disse...

Seria muito importante que fizesse um cadastro em todo o municipio para que todos os meses tivessem uma equipe diferente de doadores que voltariam a doar seu sangue a cada 03 meses, assim não iria baixar os estoque do Hemopel e também o saldo de Pinheiro Machado ficaria cada vez melhor.Pense nisso que eu também sou doador, só preciso saber a programação para que eu tbm possa me programar.Seria muito importante tbm que fosse feito coleta de material para doação de medula óssea, pois muita gente precisa em todo o Brasil.