31 de mar. de 2011

Coluna de Quinta: O negócio é complicar

Por Vinícius Peraça

Lendo alguns posts e comentários aqui no blog, fico impressionado com a capacidade que algumas pessoas têm de encontrar defeito em tudo. Ou é gente que critica até a si mesmo diante do espelho ou é pelo simples prazer de encher o saco. 

Outro dia, por exemplo, foi noticiado que a UFPel instalou um núcleo de Geologia em Pinheiro. Não vou entrar no mérito se essa é mesmo a melhor opção para um curso superior na cidade, mas o fato é que se trata de uma alternativa. Pois daí a primeira coisa foi criticar. Quantidade de alunos e a existência de apenas um curso foram questionadas. Até um suposto conteúdo ideológico foi alvo de (absurda) reclamação prévia.  

Isso sem contar as infelizes declarações contrárias à chegada de “forasteiros” na cidade. Em que tempo vive essa gente que escreve essas besteiras? No faroeste? 

Qualquer cidade, especialmente do interior, quer abrigar uma instituição de ensino superior. Se por enquanto é apenas um curso, que se incentive o desenvolvimento e estabeleça demanda para que outros venham a se instalar. Queriam o quê? Que numa cidade com menos de 15 mil habitantes se consolide de uma só vez uma universidade com 10 ou 20 cursos? 

E outra: com essa mentalidade contrária às pessoas que não são nativas, fica difícil. Todo lugar que pretende evoluir investe em formação e atração de pessoas, afinal é assim que a cidade e a economia crescem. Se as oportunidades existem e os “forasteiros” estão ocupando, é sinal que tem gente da terra perdendo tempo chorando as pitangas ao invés de levantar da cadeira e buscar qualificação. 

Porém, se uma universidade federal, pensamentos diferentes e novos moradores incomodam tanto, é melhor então colocar uma porteira nos trevos de acesso à cidade e torna-la autossuficiente. Ninguém entra, ninguém sai. Vejamos, então, o que vai ser da isolada República Pinheirense...

Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog

17 comentários:

Anônimo disse...

Vinícius: Ótimo o teu artigo, ' O negócio é complicar". Pensei em escrever alguma coisa a título de comentário sobre os absurdos que vem sendo escritos aqui, mas me contive. Sendo assim sinto-me aliviada em saber que muitas pessoas, como tu por ex., olham o mundo, não de maneira derrotista e atrasada, mas ao contrário enxergando as mudanças e as possíveis melhorias que podem acontecer.A absurda reclamação sobre uma pseudo ideologia foi extremamente infeliz,e até pouco inteligente, eu diria. Parabéns pelo teu artigo. Adorei!!!!!

mourajr@supersul.com.br disse...

Com o perdão do trocadilho, no que me toca, vou vestir a tôca, afinal de contas quem fez restrição a eventual conteudo ideologico no referido curso fui eu. É notório que o último refúgio do esquerdismo no mundo todo, depois da queda do muro em Berlin, é a defesa do meio ambiente. Estão enrustidos nessa posição desde comunistas, socialistas, trotskystas, conservadores, MST até "ambientalistas" de todas as matizes. Em sua quase totalidade são contrários ao capitalismo e, por consequencia, contrários ao progresso. Se dependesse deles, não teriamos atividade economica relativa ao reflorestamento, por exemplo, que tanto renda, emprego e impostos gera na nossa região. Daí a minha preocupação, não foi crítica à instalação do curso, com o conteudo idelogico. Acho que politica e ideologia é tudo, porque interferem diretamente no cotidiano de toda a sociedade.

Anônimo disse...

Muito bem Vinícius. Hoje em dia onde muito se falam em globalização onde as pessoas vão de um lugar para outro em buscas de serviço, de melhores condições pra sua família. E na educação não fica pra trás. Enquanto pessoas de fora vêm para Pinheiro Machado, muita gente daqui vão para outros municípios tentar arrumar a vida em pagos alheios.Eu sou de fora e adotei Pinheiro machado como minha segunda terra, pois estou aqui desde os 21 anos mais da metade de minha existencia e não tenho idéia de sair daqui. Já criei raízes constituí família e enfim adoro Pinheiro Machado.Não acho razão para que os alunos de fora não venham estudar pois se gostarem daqui, quem sabe não teremos grandes empresários de fora atuando aqui em Pinheiro. è pura bobagem ficarem reclamendo sobre a UFPEL se as escolhas são feitas através do Enem e poderá vir estudante de qualquer parte do Brasil pois se trata de uma Universidade Federal. Devemos então nos prepararmos melhor e tbm os nossos filhos para que nos anos seguintes todas as vagas quem sabe sejam ucapadas por pinheirense... obrigado

Unknown disse...

Parabéns pelo post Vinícius. Não entendo porque as pessoas só sabem criticar ao invés de apoiar atitudes como esta de trazer uma unidade de uma Universidade Federal. Eu sou uma das alunas do curso de Gestão e estou adorando o curso, é uma área que está crescendo a cada dia e é de extrema importância. Parabenizo a ti, novamente, e principalmente a todos os responsáveis por trazer a UFPEL até nós.

Anônimo disse...

Parabéns Vinícius pelo teu artigo "o negócio é complicar". E por tantos outros que já escreveste! Tenho certeza que é um desabafo de muitos que admiram e acompanham este blog, que ta 10.

Anônimo disse...

o reflorestamento já gerou emprego e renda, agora só restam poucos empregos e uma falta de água em vários locais que nunca antes haviam sofrido uma seca tão grande.

Cybele disse...

A questão não é o assunto do reflorestamento, do assunto A ou B, eu dependendo do "meu" ponto de vista, critico ou elogio ou apenas comento mas não complico, na verdade muitas dessas pessoas que tem tempo para ficar aqui complicando ou tentando, poderiam estar estudando ou procurando uma forma de produzir algo, ou ainda se qualificando para depois não encher o saco criticando o concurso da prefeitura ou criticando a forma de acesso à UFPEL (Enem), ora!! aqui em RG tem muiiito emprego quem sabe esse pessoal que esta com tempo sobrando vem para cá com sua mão de obra ?? Parabéns pelo texto!

Marcio disse...

Quem esta falando que a seca na região é por causa do reflorestamento, precisa ler mais e se informar sobre o assunto melhor! Tome por base que na época da maior seca que já enfrentamos na região não havia sido implantado o reflorestamento.

Anônimo disse...

Só posso dizer uma coisa sobre isso: Liberdade de expressão! Para todos!

Anônimo disse...

mas em locais que na epoca da maior seca não faltou agua, hoje esta faltando. e sao lindeiros dos eucaliptos.

Anônimo disse...

É isso aí vivente, condordo, eu sou um forasteiro, mas, de Pinheiro na serra gaúcha. É por esse tipo de gente que a cidade não vai pra frente, e sai satisfeito daí, volto de vez em quando para ver a família, mas, se pudesse traria todos pra cá. Pois é, infelizmente cheguei nesse ponto, não me sinto confortável na minha própria terra.

Excelente comentário

Anônimo disse...

Numa época de uma seca tão grande, uma enchente destruiu são lourenço, que também tem florestas. isso é conversa de quem é contra tudo, pois, a previsão é q nossa região vire um deserto, mas não é por causa das florestas. bom, mas seguindo o assunto do texto : ouvi mta gente falando assim: "o concurso da prefeitura de pinheiro deveria ser só para pinheierenses"... essas mesmas pessoas fazem concursos em várias cidades aki perto. qual a explicação? a respeito da faculdade, cabe lembrar que jah tivemos aki em pinheiro outros cursos : ciências biológicas, letras, administração... então pq reclamar de uma nova oportunidade? é bom lembrar q: se tem gente q não gosta de gestão ambiental, tb tem gente q gosta. as mesmas pessoas q falam em forasteiros, se acham donas da cidade, mas só na hora de reclamar, pq a unica coisa que fazem é eleger algum prefeito pra poder falar mal ou ganhar alguma coisa de mão beijada. abraço a todos, em especial, os que vestirem a toca.

Anônimo disse...

Concordo contigo Vinicius.
Tem gente que comenta só pra reclamar. Não aprende a elogiar quando algo é feito.
Uma universidade na cidade é uma ótima iniciativa. A gente precisa dar um passo de cada vez e o primeiro já foi dado.
Sobre forasteiros...e o que dizem dos montes de pinheirenses que estão em Caxias e outras localidades que sairam daqui pra tentar a sorte, serão eles considerados "forasteiros" por lá? Ou será que são apenas pessoas de outras naturalidades que tentam a vida onde melhores oportunuidades surgem?

Anônimo disse...

Olha Vinícius tenho lido teus artigos e também há pouco tempo me tornei leitora do blog, sou pinheirense de nascença e vivo aqui. Amo minha cidade, meu trabalho e venho dizer-te que por vezes me sinto envergonhada com certas atitudes de nosso povo do qual também faço parte,quando falas em que local vive esse povo, fico um pouco triste, porque infelizmente é assim mesmo! As pessoas de nossa cidade muito criticam e pouco fazem,eu particularmente independente de política partidária, FIQUEI MEGA FELIZ com a vinda da UFPEL para nossa cidade, já que eu tive oportunidade de cursar uma aqui,mas era paga, então parabéns a ti e a todos que virão para nossa cidade em busca de novas oportunidades. Sejam todos bem vindos!

carlos Augusto disse...

Prabéns pelo comentário Vinicius, essas pessoas que hoje estão criticando também estariam se a universidade tivesse ido para algum município vizinho, certamente não importaria se fosse um curso só, se tinham poucos alunos, mas estariam elogiando o município pela iniciativa e criticando o nosso.

Alberto Silveira disse...

Vinícius, PARABÉNS pelo artigo.

Anônimo disse...

Concordo ctg Vinicius, nem li tds comentarios, pq nem vale a pena ler anonimos! =)
Se criticas e pessimismo fizessem a cidade crescer, PM ja estaria rico.