Por Tiago Fagundes
Ah, o meu Brasil brasileiro! Quantas vezes já não escutamos essa frase, não é mesmo?
O Brasil é um país incrível, riquíssimo, tanto em riquezas naturais como econômicas. Tenho certeza que tinha tudo pra ser, senão a maior potência do mundo, pelo menos uma das três maiores. Não tenho dúvidas disso. Mas jamais chegaremos lá. E o culpado, é o brasileiro.
Em nosso país, produzimos em abundância. E desperdiçamos em abundância. É tanta, mas tanta coisa que vai fora, que não dá nem para se ter uma ideia. Nós mesmos, que criticamos, muitas vezes também desperdiçamos, sem nos darmos conta. Sem nem perceber que muitos vivem na mais pura miséria, dando qualquer coisa para estarem em nosso lugar.
No Brasil, temos projetos espetaculares. Outros, nem tão bons assim. Mas há grandes projetos. Alguns deles, beneficiam de forma fantástica aqueles que tem menos condições, os menos favorecidos financeiramente. Será que beneficiam mesmo? Acho que beneficiariam, muito, mas muito mais, se não houvesse tanta, mas tanta corrupção. Nada passa em branco, sempre tem alguém levando alguma vantagem.
E muitas vezes, quem critica, quem diz "meu Deus, que horror. Como é que pode uma coisa dessas?", não pensa duas vezes se puder se aproveitar em benefício próprio. Que mal tem, por exemplo, tomar a vaga de um possível beneficiário do Prouni, aquele que realmente não tem condições, como mostrou o programa Fantástico nos últimos domingos?
Roubos, escândalos, falcatruas, desvios... dia após dia, vimos na TV, um atrás do outro. Em todos os setores possíveis e imagináveis. Na próxima semana, novos escândalos são desvendados, e aqueles "que a gente viu na semana passada", vão caindo no esquecimento, pois na grande maioria das vezes, os culpados não são punidos. Infelizmente, o Brasil é o país do "ah, vamos entrar no esquema, pois se não dá nada pro fulano, pra mim também não vai dar." Somos campeões no quesito impunidade. E quanto maior o "peixe", mais difícil da rede pegar.
E assim, todos vão se aproveitando. Obviamente, existem exceções, nem todos são assim, como descrevi acima. Como em tudo nessa vida, há exceções para o bem e para o mal.
Ah, meu Brasil brasileiro. A única certeza que fica é que nunca chegaremos lá, onde poderíamos chegar. Jamais os brasileiros vão mudar.
Clique Aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog
6 comentários:
É meu amigo, só neste Pais mensaleiro vira ministro e outro e condecorado com medalha de mérito. Só aqui neste País!
A corrupção começa em casa...
Um tanto pessimista esse tópico. Se continuarmos pensando assim, nada vai mudar mesmo. Tem uma juventude muito boa por aí, com valores e princípios infinitas vezes melhores que os dos atuais políticos. O Brasil tem um potencial enorme para desenvolver-se cada vez mais, a maioria da população não tem idéia disso. Um exemplo, é o Brasil ser a maior potência agroindustrial do BRIC(Brasil, Rússia, Índia e China). Tem a carne e o suco de laranja nos EUA, que só são obtidos pela importação que realizam do nosso país. Esses fatos são de suma importância devido a escassez de água e alimentos cada vez mais acentuada. Com o rumo que as coisas andam, o Brasil será muito cobiçado em questão de tempo. Ainda temos que aprender sobre investimento a longo prazo e também sobre as relações diplomáticas, que na minha opinião deveriam ser mais frequentes por parte do Brasil. Enfim, nosso país é enorme e com uma força ecônomica que não para de crescer, mas tão grande quanto a extensão territorial são os problemas. A desigualdade social, a corrupção e a diferença entre o nordeste e o resto do país são alguns dos tantos fatores que contribuem para a desmoralização do nosso Brasi, brasileiro. Sem falar na área da educação.
Pior do que isso, é todo mundo pensar que não há o que fazer. É mister que cada brasileiro colabore para a construção de uma sociedade igualitária, dessa forma começa a evolução.
Se assim for, teremos um Brasil cheio de encantos mil.
Concordo contigo Tiago.
Como já foi falado com muita ênfase em outras oportunidades, o Brasil possui potencial que não é realmente aproveitado e valorizado. Equivalente aos países que estão constando como primeiros na listagem de desenvolvimento mundial;
Mas, como muitos também enfatizam, isso não se realiza devido à herança deixada desde os tempos de colônia. Em que nosso país era visto somente como fonte de extração de riquezas e nada mais.
O tempo de colônia já passou há séculos, mas infelizmente, a "colônia" ainda não saiu das mentes de grande parte de nossa população e também incluindo nossos dirigentes em geral.
valeu Tiago ate que enfim alguma verdade foi dita,talvez se todos pensassem no próximo ñ so o pais seria melhor,mas todos viveriam em paz.talvez esse jeito de governar do nosso ex presidente LULA de ñ varrer a sujeira para debaixo do tapete sirva de exemplo para muitos,que so querem levar vantagem.
Tiago vivemos num país, extremamente capitalista,em nossa cidade e da mesma forma,se tu tiver grana ou pose,pode passar os outros pra traz que não da nada,as entidades seja ela qual for, os cabeças são sempre os mesmos, basta se achar superior ou ser gambeteiro que tu já e convidado para participar, então se vier de fora do município já é requisito maior para sua aprovação,não adianta ter curso superior, doutorado, etc... se você não tem humildade, não respeito seu próximo, isto não vale nada,quantos já deram golpes aqui em nosso município e ficaram impunes ate hoje.Ficam com a maior cara de pau e se acham ainda, isto e o brasil.
Postar um comentário