Por Niaia Sarubbi Resing
No dicionário, “perdoar” é: conceder perdão a; absolver, desculpar.
Além do egoísmo, essa é uma das atitudes mais difíceis de que eu me lembre. Mas, por outro lado, deixar de perdoar já é uma forma de egoísmo imensa.
E será mesmo que a gente perdoa de coração àqueles que nos magoaram? Será mesmo que eles nos magoaram, ou será que tiveram uma reação devido a alguma ação nossa?
Esse tema é muito complexo, difícil de abordar e pior ainda, de se concretizar.
Me ocorreu, justamente no momento em que saiu da minha presença uma pessoa que há algum tempo inventou uma calúnia sobre a minha pessoa. No inicio não conseguia nem conversar com ele, mas hoje me dei conta de que há tempos converso normalmente sem rancor. Não vou dizer que esqueci o que me fez, porém consigo conviver bem.
Engraçado que quando a gente não dá tamanha importância para as coisas ruins, elas acabam no esquecimento e conseguimos levar nossa vida com mais harmonia e paz, até pode-se dizer.
O que não nos acostumamos, ainda, é que o que os outros falam da gente, quando temos nós a certeza de ser uma inverdade, pouco importa.
O que importa realmente é a nossa consciência, se ela está tranquila, ótimo.
As coisas passam, os comentários param e a vida segue.
E como não poderia deixar de mencionar, Pensar Positivo sobre as coisas nos deixam mais leves pra resolver todo e qualquer problema.
Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog
7 comentários:
Niaia e suas colunas que sempre falam do pessoal. Acho que não tem nada a ver com o intúito do blog .
Falar é tão facil.
Quero ver sentir na pele, t acusarem do q tu nunca fez?
Ou conviver a vida toda com uma pessoa pensando q a conhece, e ser enganada pela mesma.É facil perdoar?
Da boca p/ fora é muito facil, quero ver no fundo do coração.
Anônimo, não estou defendendo a Niaia, até porque ela não precisa que alguém a defenda, mas gostaria que me respondesses qual o intuito (sem o acento agudo), do blogger.Para mim, ele é bem variado e democrático. Com relação ao texto, falar sobre "o perdão", é algo difícil e ao mesmo tempo divino. Temos que nos educar através da paciência e do perdão.Pensa bem!!! Um grande abraço!
O texto está em sintonia tanto com o blogger quanto com a "nossa"vida. E digo "nossa"porque todos passamos por problemas e relações que envolvem o assunto. A abordagem da Niaia vem ao encontro do que vivenciamos. E, como ela mesma diz, perdoar é difícil. Mas é divino! E, quem aprende a perdoar pode se livrar, inclusive, de doenças causadas e agravadas pelo rancor. Acredito que o blogger foi criado para ser um veículo democrático (como aliás, vem sendo) e os textos não precisam seguir simplesmente a linha político-partidária, como muitos querem que seja. Parabéns Niaia, que Deus nos ajude a perdoar sempre.
Minha amiga! Acho que o teu texto está em sintonia com a vida, com o nosso cotidiano de conflitos, desilusões e dificuldades.Cada dia enfrentamos "n" situações que podem desencadear amarguras e ressentimentos.No entanto, todo o rancor, todo ódio faz mais mal pra quem sente do que pra quem o desperta.A propósito, vez por outra, consulto Louise Hay, em seu livro "Voce pode curar sua vida", no qual, reportando-se aos padrões mentais que desencadeiam as doenças,na pag.: 182,sobre o câncer
escreve: "Mágua profunda.Ressentimento antigo.Grande segredo ou pesar comendo o eu.Carregando ódios. O que adianta?"
Um abraço
Vera, boa colocação.
Esse livro da Louise Hay é mesmo excelente.
Também me pego, às vezes, a consultá-lo.
E como sabemos mágoas, ressentimentos, rancor, ódio são malefícios que levam ao câncer, e olha que não é só ela quem diz.
Obrigada pelas palavras de carinho minha amiga.
Niaia Resing
Não sei o que está acontecendo, mas não consigo mais enviar nenhum comentário com a minha conta do google.
Só consigo enviar como anônimo o que não é do meu feitio.
Postar um comentário