12 de ago. de 2011

Papo com o leitor: Placas nas ruas

Recebi, nesta sexta (12), email do amigo Nikão Duarte sobre a questão da identificação das placas que indicam o nome da ruas da cidade, levantada pelo colaborador Moura Jr. Eis a explicação:

"Caro Tiago, tudo bem? 
Esclarecimentos adicionais sobre a oportuna nota do Moura Jr a respeito das placas de rua em Pinheiro Machado - neste caso, explicativa sobre a Rua Coronel João Pereira Madruga: As placas foram mandadas fazer por Bolívar Madruga Duarte (o mesmo que é o maior doador do acervo da Biblioteca Nico Duarte e neto de João Pereira Madruga), na década de 1990, e doadas à Prefeitura. 

Eis os laços familiares: João Pereira Madruga, coronel honorário da Guarda Nacional, republicano histórico, líder do Partido Republicano Riograndense (PRR) no advento da proclamação da República (1889) e primeiro intendente de Cacimbinhas, era pai de Zizi, que casou com Nico Duarte, ambos pais do Bolívar - e de Herny, Neyder (ambos falecidos), João Canuto, Dorval e Diogo, todos nascidos em Pinheiro Machado. 

Bolívar Madruga Duarte, jornalista e publicitário, foi secretário de Turismo do Estado de São Paulo, diretor de emissoras de televisão no Rio de Janeiro, diretor de marketing da Zero Hora, diretor da RBS para o Mercosul. Teve importante participação na atração do fábrica de cimento para Pinheiro Machado, há cerca de 40 anos. Atualmente, é consultor e vive em Curitiba. 

Saindo, agora, das questões familiares, lembro que há um livro de Odi Dutra com referências às pessoas que dão nome aos principais logradouros da cidade. Grande abraço."

Nikão Duarte


4 comentários:

Niaia disse...

Monografia Histórica do Município de Pinheiro Machado - Odil Peraça Dutra.
Como diz o Nikão, lá tem um material rico em informação das pessoas que tem seus nomes identificando as ruas de nossa cidade e, fala também, do casario, a quem pertenceu e o que funcionava.
Todo o cidadão pinheirense deveria ler este livro, é rico em conhecimento de nossa terra.

Anônimo disse...

Niaia, onde posso comprar esse livro?

Niaia disse...

Posso ver se o Carlitos ainda tem pra vender.

Niaia disse...

Ele disse que não tem mais nenhum pra vender.
Mas, na Biblioteca Pública tem alguns exemplares para leitura.