27 de jan. de 2012

Entrevista com o Gerente da Corsan

Em entrevista para o Blog Eigatimaula, 0 gerente da Corsan Nery Fontes, esclareceu algumas perguntas que estavam sendo feitas pela população Pinheirense.
O mesmo disse que o que está acontecendo hoje na barragem é a falta de água causada pela estiagem, mas que houve duas vezes que faltou água na cidade por causa de problemas nas bombas, no entanto, explicou que não estava havendo racionamento, e sim, problemas na distribuição devido a pouca quantia de água na barragem, pois a mesma, nos últimos dias sofreu uma drástica queda de vazão.
Também ressalta que para solucionar o problema estão sendo utilizados cinco caminhões pipas, três deles retirando água do Arroio Santa Fé e despejando na barragem, e outros dois, trazendo água diretamente do município de Pedro Osório para a Corsan.
Em relação à água que vai ser utilizada na FEOVELHA: Nery falou que vai ser por conta do Sindicato Rural, pois o mesmo vai trazer água bruta e a Corsan apenas irá devolvê-la tratada para o consumo. Quanto a investimentos contestados pela população, não houve porque o contrato com a Prefeitura não foi renovado desde o ano de 2008, os investimentos que houveram durante esse período foram apenas de caráter emergencial.
Quanto ao acontecido na Vila Umbu: Nery falou que como estava critica a situação na cidade o mesmo mandou dois caminhões para a Vila, pois era o local mais perto para retirada de água naquele momento, e que a população não tinha o direito de tentar impedir a retirada, pois a água pertence à Corsan, só passa a ser dos consumidores quando passa pelo relógio de suas casas. E ainda salienta que ele mesmo chamou a Brigada Militar para acabar com tal arruaça cometida pelos moradores, Pois só assim os caminhões puderam retirar e transportar a água.

Para mais informações sobre tais assuntos a população pode entrar em contato com a Corsan pelo telefone: (53) 3248.15.04

6 comentários:

Anônimo disse...

E porque retirar agua da barragem de madrugada então? pq não em horário comercial de segunda a sexta conforme manda o protocolo de boas práticas????? Ai lembro do velho ditado: "quem não deve, não teme"

CLEUZA PIRES disse...

Parabéns aos gestores do Blog, bem como ao gerente da CORSAN, NERY FONTES,pela iniciativa de prestar esclarecimentos à população, trazendo os fatos verídicos, para acabar de vez com os boatos e balelas feitos nesse no meio de comunicação, que ao meu ver; traz informações a todos nós. Isso também dará credibilidade ao Blog. Sabemos que emitir opiniões é um direito nosso como cidadão, mas antes de dizer o que pensamos, devemos pensar muito! Pois cada AÇÃO GERA UMA REAÇÃO! Vamos refletir!

Anônimo disse...

E fazer as coisas de maneira incorreta também.Porque fazer as coisas às escuras (a meia noite)é uma maneira de esconder alguma coisa. E isso aí faltou explicações. Tudo bem que a água é da CORSAN, mas nós não recebemos água de graça, nós pagamos pelo produto e diga-se de passagem, bem pago. Então não queremos que falte a água nas nossas casas. Bem que podia haver uma reunião na comunidade para relatar a necessidade e não vir assim como vieram, ficou muito feio. Se alguém não viu as condições que estava a barragem antes de carregar o caminhão que me perdoe, mas pecou. Existem fotos que mostram o estado em que ela se encontrava, além de estar a mais de meio metro abaixo do nível normal a profundidade da barragem é muito pequena... Que fique essas manifestações de aviso, para outra vez que vierem precisar de água, tomem-se as medidas certas e cabíveis para que ninguém saia prejudicado.... o povo que paga pelo serviço tem o direito de reclamar e protestar. Acho que a ditadura acabou qdo era tudo colocado a goela abaixo , queiriam ou não queiriam.

Anônimo disse...

o anõnimo aí de cima, se esqueceu que a a´gua não é tratada somente nestes horários, senão não teriamos água fora desses hora´rios,sábados domingos e feriados sem a´gua, muistas vezes se passa ali na corsan de pinheiro e estão trabalhando até meia noite ou mais.

Anônimo disse...

eu acho um absurdo tiraraem agua da barragem da vila umbu. ja q a mesma estava abaixo do nivel cerca de 50 cm. e so voltou ao normal depois da chuva. e lembrando aos diretores da corsan. nossa agua ate pode ser fornecida pela corsan mas paga por nos. moradores da vila umbu. local q por sinal so e lembrado pelos pinherenses. quando procuram trabalho na votoran, ou quando e em epoca de eleicoes. no resto e completamente esquecido. ate mesmo pela corsan. pois lembor q no ano passado. nossa barragem estava cheia de algas. e so foi limpa depois q foi solicitada pelos moradores da esquecida mas util vila. em se tratando de agua. lembrando tbm as autoridades municipais. que alem se ser furtada nossa agua. o posto de saude da vila tbm foi saqueado. uma vergonha municipal ja q nao tem um posto da brigada. mas tem 4 casas sendo ocupadas por protegidos da prefeitura." lembrando de sem querer fazer injustica com o prefeito atual. que os moradores sao herança de gestoes anteriores." precisamos de infraestrutura nesta vila.de policiamento. de creches. de praças, de casas populares. ja que e ano de eleicoes
quem sabe nossos governantes resolvam dividir um pouco da arrecadaçao q nos aki da fabrica fornecemos pro municipio, e invistam aki. antes que os moradores revoltados tranfiram seus titulos eleitorais para o municipio vizinho de candiota.

Anônimo disse...

A Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN) é a sociedade de economia mista responsável pelo abastecimento de água tratada no estado do Rio Grande do Sul, abrangendo a mais de sete milhões de gaúchos. Sua sede está localizada em Porto Alegre, a rua Caldas Júnior, n° 120, 18° andar.

A CORSAN tem 5.200 funcionários e atua em 325 municípios do Estado do Rio Grande do Sul. A empresa foi criada pelo governador Ildo Meneghetti por meio da lei 5167, assinada em 21 de dezembro de 1965, e passou a operar em 28 de março de 1966. O objetivo da nova empresa, que absorveu o serviço prestado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras Públicas, era reverter a precária situação do abastecimento de água no Estado: em 1966, dos 232 municípios existentes, apenas 112 cidades possuíam algum tipo de atendimento, a maioria deles de forma parcial. Em 2010, 98% das populações urbanas das cidades conveniadas, têm abastecimento de água regular. A empresa investiu nos últimos anos, R$ 600 milhões em obras de esgotamento sanitário, visando elevar o percentual de atendimento de 13% para 30%.


A CORSAN é uma empresa controlada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que detém mais de 99% das ações.

A Corsan é do povo...!!!!
Portanto a água da Corsan é tbm do povo. O povo é quem paga seus funcionários.
Pra ver se o fato é realmente VERÍDICO tem que ser analizado os dois lados, e não só o lado de quem tem a máquina na mão... obrigado