Por Victor Duarte
Para aliviar o peso das postagens anteriores achei algumas curiosidades que julguei interessantes compartilhar com todos.O primeiro carro nacional a usar injeção eletrônica foi o GOL GTI em 1989, e quando passava por lugares com grande interferência magnética (próximos a antenas de transmissão de rádio, televisão etc) o motor engasgava por alguns segundos. Hoje a injeção eletrônica é um equipamento clássico com manutenção quase zero;
O termo cavalo-à-vapor (cv) usado para medir a potência dos motores foi inventado levando-se em consideração que um cavalo conseguia levantar uma carga de 75 Kg a 1 metro de altura por 1 segundo;
Em 1913, ano de invenção do para-brisa, esse ficou proibido de ser instalado nos veículos, pois acreditavam que seu movimento hipnotizava o motorista;
O famoso designer Giovanni Bertoni, que desenha os modelos de montadoras como Ferrari, Porsche e Alfa-Romeu, começou sua vida consertando carroças na Itália;
Na década de 50 os carros tinham em média cinquenta fios e hoje tem 1.100 fios, totalizando 2 quilômetros de fio dentro de um carro;
A maioria das colisões ocorrem em velocidade entre 40 à 50 Km/h;
Os dispositivos de localização por satélite de carros furtados foram inspirados nos equipamentos utilizados para localização de paraquedistas na Guerra do Vietnã;
Os primeiros veículos com um conjunto de quatro rodas foram encontrados na tumba da Rainha da cidade de Ur, em 3.000 a.C., coincidindo com a data em que se desenvolveram as primeiras estradas;
Os romanos foram grandes peritos em construção de estradas. Começaram em 312 a.C. com a Via Ápia, que ia até os portos, onde as tropas eram embarcadas para as guerras na Ásia e África;
Nos continentes, existem redes de estradas ligando vários países. É possível percorrer toda a Europa de carro. Na América, há a rodovia Pan-americana, que vai desde o Canadá até a Colômbia;
As primeiras medidas para melhorar o trânsito que se têm notícia surgiram no Império Romano. Visaram o bom uso das vias e a proteção da integridade do pedestre;
No final de 1945, não havia sinais de trânsito automáticos. Em Londres, em algumas esquinas do centro, havia lanternas vermelhas para avisar que o cruzamento era perigoso;
Em 1722, o intenso tráfego de veículos na Ponte de Londres levou as autoridades a colocar três homens orientando o trânsito alternadamente num e noutro sentido. Assim, foram instituídos os primeiros guardas de trânsito, revolucionando os costumes nesta área;
Em 13 de setembro de 1899, morreu em Nova York o primeiro homem vítima de acidente de veículo;
Em 1908 foi adotada a primeira legislação referente ao licenciamento de condutores de veículo em Rhod Island;
O primeiro acidente de trânsito no Brasil foi obra do poeta Olavo Bilac, em 1897, no Rio de Janeiro, ele chocou-se em uma árvore;
O grego Homero (VIII a.c.) e Leonardo da Vinci (1452-1519), chegaram a descrever o carro, mas somente em 1769 o francês Nicolas-Joseph Carnot fez o triciclo com o motor a vapor do escocês James Watt;
O Império Romano em meados do primeiro século antes de Cristo, já lidava com o congestionamento do tráfego em Roma, no qual, uma das primeiras medidas de Júlio César, foi banir o tráfego de "rodas", durante o dia, no centro de Roma. Mais tarde, foi limitado o nº de carruagens que poderiam entrar na cidade.
Antigamente, nas cidades de Pompéia e Roma, os pedestres já eram objetos de preocupação e cuidado. As ruas da Roma antiga eram feitas de pedras assentadas uma ao lado da outra. A travessia de pedestres era feita por blocos de pedra quadrados colocados sobre a rua, um sim, um não para que as rodas das carroças e bigas passassem entre os vãos. A "faixa de pedestres" romana tinha como objetivos: a segurança, a facilidade de travessia e também a redução forçada da velocidade das carroças. Tudo isso para adaptar o ambiente ao pedestre e não ao carro;
A primeira estrada macadamizada (empedrada) do continente surgiu em 23 de julho de 1861 com a rodovia União Indústria (ligava os Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais), com 144 km de extensão, sendo 96 km no estado do Rio de Janeiro e 48 km em Minas Gerais;
Uma pessoa atropelada a uma velocidade de 60Km/h equivale a uma queda do 11º andar de um prédio, a 80Km/h do 20º andar e se for a 120Km/h como se fosse do 45º andar;
O primeiro Código de Trânsito do Brasil, foi o Decreto -Lei nº 3.671 de 25 de setembro de 1941, mas de maneira esparsa, algumas Leis já tratavam do trânsito desde 1910, como Decreto nº 8.324 de 27 de outubro daquele ano, que cuidava do serviço subvencionado de transporte por automóveis;
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