Por Victor Duarte
Com a evolução dos veículos e a constante preocupação com segurança as montadoras estão a cada dia investindo em tecnologias para melhorar a dirigibilidade e, consequentemente, o bem estar de quem esta ao volante. Listarei alguns itens que estão sendo disponibilizados em alguns veículos.
1 - Atenção ao ponto cego
Uma das montadoras pioneiras no desenvolvimento de sistemas de segurança, a Volvo equipa alguns dos seus modelos com a tecnologia Bliss que, por meio de sensores, detecta veículos ou motocicletas no ponto cego e avisa o motorista por meio de um sinal luminoso nas duas extremidades da cabine do veículo.
2 - Fale com o carro. Não se engane quando olhar para o lado e perceber que o motorista esta falando com o carro. Se for um modelo da Ford equipado com o Sync, não há nada de estranho, pois, por meio do sistema de som, o motorista fala e a tecnologia obedece: é possível escolher músicas e fazer chamadas telefônicas sem tirar as mãos do volante nem os olhos da via.
3 - Freio sem pedal. A cena é corriqueira nas grandes cidades: a distração do congestionamento faz com que o motorista não perceba que o carro da frente parou e lá se vai o para-choque... Para evitar este tipo de colisão, a Volkswagen passou a equipar alguns modelos com o sistema ACC, que monitora tudo o que está à frente do veículo, em alta ou baixa velocidade, e controla a distância em relação ao carro da frente, freando ou acelerando o veículo sozinho - em velocidade baixa, pode chegar a parar totalmente o veículo, sem interferência do motorista. Tecnologia semelhante, cujo funcionamento também é por sensores de ultrassom, é oferecida pela Audi e pela Volvo.
4 - Ladeira abaixo. Quem já teve a oportunidade de fazer um teste drive off road com algum modelo da Jeep ou da Land Rover com o sistema de auxílio de descida, com certeza deve ter hesitado à ordem do instrutor de tirar os pés do freio de deixar o veículo descer ladeira abaixo sozinho. Pois para facilitar a condução fora de estrada e aumentar a segurança dos passageiros, a tecnologia é capaz de frear o carro sem a necessidade do pé no pedal de freio. É como se o veículo ficasse engrenado , permitindo que o motorista concentre sua atenção em outras manobras.
5 - Olhos noturnos. Conduzir um veículo à noite na estrada exige o dobro de concentração por parte do condutor. Pedestres que atravessam no meio da rodovia ou animais soltos na via podem ser responsáveis por um grave acidente. Uma das formas que a Mercedes encontrou para auxiliar o motorista na condução noturna é uma tecnologia que detecta obstáculos que não podem ser vistos em função da falta de luz. Por meio de sensores infravermelhos, a tecnologia identifica a presença de corpos e transmite a imagem à tela do computador de bordo do veículo, antecipando a reação do condutor.
6 - Velocímetro mágico. Para uma criança, pode até parecer mágica ver a velocidade em que o carro se encontra, ou outras informações sobre a condução e veículo, por meio de uma projeção colorida no para-brisa, como se os números estivessem flutuando sobre o vidro. Peugeot e BMW são exemplos de fabricantes que contam com este tipo de tecnologia para
informar o motorista sem que ele precise deslocar o olhar par a os mostradores convencionais que, normalmente, estão abaixo do seu campo de visão;
7 - Pneu à prova de furo. Goodyear, a Firestone e a Bridgestone oferecem um tipo de pneu que pode rodar mesmo após ter sido furado. A tecnologia run flat, que consiste em paredes internas reforçadas nas laterais do equipamento permite que o motorista rode alguns quilômetros com o veículo até encontrar um lugar seguro para a troca do pneu.
8 - Hora do café. Contra sonolência ao volante, não há solução melhor que parar o carro, fazer um alongamento e tomar um café. Para avisar o motorista que o sono está chegando, no entanto, a Mercedes-Benz desenvolveu um sistema que monitora, a cada 20 segundos, o nível de atenção do condutor na estrada. Se detectar que ele está sonolento, o veículo emite um sinal sonoro e mostra uma xícara de café no computador de bordo
9 - Sensores de segurança. Por meio de um monitoramento contínuo, graças a sensores na dianteira e na traseira, além de uma câmera próxima ao retrovisor interno do veículo, é possível fornecer um "relatório" do ambiente externo. Por meio desta tecnologia, alguns modelos da Audi e da Mercedes são capazes de acionar os sistemas de seguranças ativos e passivos, como, por exemplo, aumentando a força da frenagem ou fechando vidros e teto solar.
10 - Capô à prova de pedestres. Segurança no trânsito não diz respeito apenas aos passageiros dentro do carro. Os pedestres também somam uma grande porcentagem nos acidentes que envolvem veículos. Para minimizar este índice, a Peugeot "instalou" um capô inteligente em seu esportivo RCZ: em caso de atropelamento, o capô levanta 6,5 cm, tornando a distância do motor maior e absorvendo melhor o impacto.
Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário