21 de ago. de 2012

Candiota tem projeto aprovado para implantação de Unidade de Apoio à Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar

Município foi um dos quatro do RS contemplados com a medida

Neste ano, o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) lançou edital, de abrangência nacional, para selecionar propostas de instalação de Unidades de Apoio à Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar. Recentemente foi divulgada a lista dos municípios que tiveram seus projetos aprovados, sendo um deles Candiota.

Conforme relata o secretário de Agropecuária e Agricultura Familiar, Fabiano Oswald, o município havia apresentado uma proposta no valor de R$ 413 mil. “Após a análise técnica do MDS, nosso projeto foi aprovado. Os recursos serão destinados para a construção de um prédio para servir de referência para a comercialização de produtos oriundos tanto da Agricultura Familiar quanto da reforma agrária e provenientes de comunidades quilombolas”, detalhou. A verba também será utilizada para a aquisição de um caminhão carroceria, para transporte da produção.

Oswald acrescenta que o local poderá servir, também, para a venda dos produtos para programas federais, estaduais e municipais. “Ou seja, os alimentos são comprados dos produtores da cidade e destinados ao município e à região”, ressaltou.

No Brasil, 73 cidades foram habilitadas. Dentre elas, Candiota. Já no Rio Grande do Sul, apenas outras três cidades (Santa Maria, Santa Vitória do Palmar e Constantina) tiveram suas propostas aprovadas.

Próxima etapa

Nos dias 21 e 22 deste mês, Oswald participa no MDS, em Brasília, de uma mesa técnica com todos os municípios contemplados. O objetivo do encontro será definir os últimos detalhes para o repasse dos valores, o cronograma de execução dos empreendimentos e suas metodologias de funcionamento.

Nenhum comentário: