17 de ago. de 2012

Emater/RS-Ascar e SDR debatem situação de comunidades quilombolas

A Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), realizou na quarta-feira (15/08), no escritório municipal de Pelotas, reunião com extensionistas de municípios integrantes da região Sul que possuem comunidades remanescentes de quilombolas. O encontro abordou a execução de um diagnóstico que servirá como apoio em um processo de identificação, reconhecimento e organização das comunidades, bem como ações de infraestrutura e fomento, segurança alimentar e geração de renda.

De acordo com o chefe da divisão de quilombolas da SDR, Joel Souza dos Santos, o encontro tem como proposta discutir a atuação da Secretaria no âmbito das informações sobre programas e debater a intervenção dos técnicos com base em diagnóstico que está sendo realizado em 44 comunidades. "As ações irão propor recursos orçamentários conforme o Programa de Fortalecimento Socioeconômico das Comunidades Quilombolas que foram ampliados com o Plano Safra 2012/2013", destacou.

A extensionista da Emater/RS-Ascar Regina Medeiros afirmou que a proposta é resgatar o trabalho com os quilombolas em 19 municípios da região. Já assistente técnica estadual da Emater/RS-Ascar em Indígenas e Quilombolas, Mariana de Andrade Soares, salientou que o diagnóstico vai ser delimitado em comunidades já certificadas pela Fundação Cultural Palmares, no sentido de conhecer a realidade e propor políticas públicas específicas.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Pelotas
Jornalista Marco Medronha
msilva@emater.tche.br
(53) 3225-7700
(53) 9976-7330

Nenhum comentário: