16 de ago. de 2012

Ensino Médio de baixa qualidade no RS

A qualidade do Ensino médio (EM) nas Escolas públicas piorou no Rio Grande do Sul. Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação básica (Ideb), divulgados ontem pelo Ministério da Educação (MEC), mostram que o desempenho ficou abaixo da meta esperada: o índice ficou em 3,7, abaixo da expectativa de 4,0. Comparado com outros estados, o RS está na oitava colocação e o ranking nacional do EM é liderado por Santa Catarina, com Ideb de 4,3.Na comparação com a última avaliação, o Ideb gaúcho nesta etapa de Ensino também caiu. Em 2009, chegou a 3,9 pontos, mas agora registra a queda de 0,2 pontos. Outros nove estados brasileiros também tiveram queda nos índices. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) estipulou a meta nacional de 5,2 a ser alcançada no Ensino médio até 2012.

O Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, admitiu que o fraco desempenho no Ensino médio "é um imenso desafio" para o ministério. Segundo ele, os problemas são conhecidos e o governo prepara ações para enfrentá-los. "Um fator claro é a estrutura curricular, muito extensa", disse. Outro fator é o número elevado de estudantes de EM matriculados do Ensino noturno. "O rendimento já é comprometido porque muitos desses Alunos trabalham e, com tantas disciplinas, ficam desestimulados", afirmou.

Enquanto o Ensino médio sofreu queda, o Fundamental apresentou melhora no desempenho. No entanto, nos anos iniciais do Ensino fundamental (EF), somente o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro não superaram as metas. Enquanto Minas Gerais - que lidera o ranking nesta etapa de Ensino atingiu Ideb de 5,9, para uma meta de 5,5 -, no RS o índice de 4,9 em 2009, chegou a 5,1 em 2011, exatamente o valor proposto pelo Ministério.

No anos finais do EF, o Estado manteve o mesmo índice de 2009, de 4,1, não alcançado a meta estipulada de 4,3. Em 2005, o Ideb havia sido de 3,8 e passado para 3,9 em 2007. Ainda este ano, deve ocorrer a mudança no currículo das séries finais (sétima à nona) do Ensino fundamental. Com relação a esta etapa, Aloizio Mercadante exaltou "os grandes avanços" nos anos iniciais do Ensino fundamental e "os bons resultados" nos anos finais. "Hoje é um dia de celebração para a Educação Brasileira", declarou o ministro.

Índices no País

No país, a nota das séries iniciais do Ensino fundamental foi 5 e superando a meta estabelecida, que era 4,6 para 2011.

O objetivo é atingir nota 6 para as séries iniciais até 2022.

No Ensino médio, a média ficou em 3,7 no país, avançando apenas 0,1 em relação a 2009.

Na rede privada, ficou em 5,7.

Fonte: http://www.todospelaeducacao.org.br

Nenhum comentário: