Com o preço do litro da gasolina nas alturas, sendo um dos principais vilões no retorno da temida inflação, para quem viaja toda rota alternativa na busca de um gasto menor e que ao mesmo tempo não agrida a mecânica do carro, é bem vinda.
Quem precisa ir à Pinheiro Machado, por exemplo, há quatro rotas partindo de Piratini.
A mais usada, na busca de redução no consumo ainda pode ser a de chão
batido, trecho de 35 quilômetros, metade deles de responsabilidade da
Prefeitura de Piratini no que diz respeito à manutenção.
Mas esse, por onde diariamente o ônibus da Empresa Kurtz faz a linha
pública intermunicipal, é uma incógnita. O comum é estar péssimo para o
tráfego em um dos lados, isso quando ambos não oportunizam uma viagem
onde como costumam dizer motoristas e usuários, os buracos estão à
beira da estrada esperando vaga.
Outra saída, mas pouquíssimo usada por quem reside nos dois municípios, é
a temida, por não ter praticamente nenhuma manutenção, ERS 265.
Assim restam como melhor rota, os 85 quilômetros que separam os
municípios vizinhos, inicialmente pela ERS 702 e posteriormente BR 293.
Para um carro motor 1.0 guiado a uma média de 120 quilômetros/hora, o gasto é de 5.6 litros ou pouco mais de R$ 17.00.
No caso de arriscar pelo acesso de chão batido, média que varia entre 40
e 50 quilômetros/ hora, o gasto cai muito pouco, ficando em R$ 10,92,
para três litros e meio de gasolina, o que somado ao desgaste do veículo
não compensa.
O popular e muito usado atalho da Rubira, no 5º Distrito, tornou-se uma
somatória do que o motorista busca: boa trafegabilidade associada à
economia. O acesso também conhecida por Orlando Franco, é uma exceção
nas constantes reclamações sobre o estado e a falta de manutenção em
vias rurais, sendo praticamente o ano todo melhor trecho do interior.
Após guiar 19 quilômetros pela ERS 702 e entrar à direita, são apenas 12
quilômetros de chão até reencontrar o asfalto já na federal 293 e
percorrer mais 24 mil metros até Pinheiro.
Desta forma, o motorista vai gastar um pouco mais de 4, 3 litros de
gasolina ou R$ 13, 57, apenas R$ 2,65 a mais do que se optasse por fazer
os 35 quilômetros de chão e, ao mesmo tempo, menos R$ 3, 47 se usasse
somente o acesso asfáltico.
Fonte: Blog Eu Falei
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