Inspirado em um sistema francês, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu, começou a funcionar no Brasil em 2003 graças a parcerias do ministério da Saúde com prefeituras e governos dos estados. Nesses últimos dois anos, este já foi implantado em 330 municípios brasileiros e sua principal filosofia é atender ao paciente onde quer que ele esteja – em casa, na rua, no trabalho – procurando amenizar a superlotação das emergências nos hospitais.
Pinheiro Machado tem o privilégio de contar com uma unidade no município que ajuda a organizar o atendimento, prestando socorro à população em casos de emergência. Assim, pensando em ensinar à comunidade local sobre o funcionamento do SAMU 192, como a Manobra de Heimlich, PCR e RCP, foi realizada na manhã de sábado (06), pela equipe do SAMU 192/Pinheiro Machado na escola municipal Senador José Ermírio de Morais, na Vila Umbu, uma palestra orientadora.
A mesma contou coma presença dos professores, funcionários, alunos e pais. “A finalidade do evento foi de orientar como proceder em uma situação de Urgência/Emergência até a chegada do socorro”, explicou o enfermeiro-coordenador RT, Marcelo Rodrigues da Rosa.
Histórico
Lançado em setembro de 2003 pelo governo federal, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, no âmbito do SUS, tem uma cobertura que abrange 49,8 milhões de brasileiros em 18 estados. O Samu/192 é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, criada em 2003, que tem como finalidade proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade no atendimento no SUS.
A política tem como foco cinco grandes ações: organizar o atendimento de urgência nos pronto-atendimentos, unidades básicas de saúde e nas equipes do Programa Saúde da Família; estruturar o atendimento pré-hospitalar móvel (Samu/192); reorganizar as grandes urgências e os prontos-socorros em hospitais; criar a retaguarda hospitalar para os atendidos nas urgências; e estruturar o atendimento pós-hospitalar.
Fonte: Tradição Regional
Um comentário:
E dizer que alguns políticos de Pinheiro Machado eram contra efetivação do serviço SAMU, que hoje presta um grande serviço a nossa comunidade,também deve ser salientado o comprometimento dos profissionais que atuam no serviço. E tem alguns políticos que nem se dão ao trabalho de pesquisar quanto custa para o município tal serviço, que tem repasses federais e estaduais.Aliás é um serviço que tem menor custo beneficio dos serviços prestados pela secretaria de saúde de nosso município.
Postar um comentário