28 de abr. de 2013

Unidade do Corpo de Bombeiros é necessidade para Pinheiro Machado


A necessidade de uma unidade do Corpo de Bombeiros na cidade já é questionada há muitos anos pela comunidade em geral. E mais uma vez o tema foi lembrado neste ano. A tragédia na Boate Kiss, que causou mais de 230 mortes, em Santa Maria, foi usada como gancho pela comunidade para mostrar a necessidade do corpo de bombeiros.

Pinheiro Machado é uma cidade que vem crescendo e só neste ano o município já registrou quatro casos de incêndio. Mas como não há uma corporação no município, nestas situações até os bombeiros chegarem, vindos de municípios vizinhos, muitas famílias e patrimônios já se foram. Já com uma corporação na cidade, esta situação poderia ser minimizada.


Os incêndios ocorrem por diversos motivos, entre eles o fator humano é o maior, mas podem ocorrer por causas naturais, acidentais, natureza química, física ou biológica.

Umas das causas mais comuns de incêndio deve-se a sobrecarga nas instalações elétricas; vazamento de gás; improvisações nas instalações elétricas; crianças brincando com fogo; fósforos e pontas de cigarros atirados a esmo; falta de conservação dos motores elétricos; estopas ou trapos envolvidos em óleo ou graxa abandonados em local inadequado.

Cabe destacar que algumas formas podem contribuir para evitar incêndios como manter uma área de trabalho limpa evitando o acúmulo de entulhos; colocar trapos sujos de óleo e tinta em recipientes metálicos tampados; observar os avisos de não fumar; manter todos os materiais combustíveis afastados de fornalhas ou outras fontes de ignição; relatar qualquer risco de incêndio que esteja além do nosso controle, especialmente os elétricos.

De fato, hoje o município vive outra realidade e talvez certo tempo atrás fosse um desperdício ter o veículo, raramente utilizado, e os funcionários pagos para pouco fazerem. Por fim cabe informar que hoje os incêndios no município são combatidos através de mangueiras e baldes, estes manuseados quase sempre por moradores da localidade afetada que acabam recebendo a ajuda da Brigada Militar, mas mesmo com a boa vontade destas pessoas, as áreas sempre dão perda total.


Fonte: Tradição Regional

Nenhum comentário: