31 de jul. de 2013

A Câmara Municipal de Vereadores homenageou na noite de terça-feira, 30, os Produtores Rurais Destaques do ano de 2013

Através do Decreto Legislativo 031/2013 (autoria do Vereador Jaime Lucas) ficou instituída a homenagem ao Produtor Rural Destaque do ano, sendo esta sua 4ª edição. Foi constituída uma comissão especial para escolher os três produtores Rurais residentes no município de Pinheiro Machado, sendo esta comissão composta pelos Sindicatos, Emater e Prefeitura e Câmara Municipal. 

Os homenageados deste ano foram: 

Pequeno Produtor 

Emiliano Gasque Leivas: 53 anos, morador na localidade de Alegrias, no local denominado Chácara das Corunilhas. 
Sua propriedade é de aproximadamente 118 ha, onde trabalha com a esposa e filhos, planta cebola para retirada de sementes, atividade esta, realizada em parceria com a Empresa Feltrin Sementes. E para suplementação dos animais planta milho, e faz pastagens de azevêm e aveia. Os ovinos são da raça Ideal, e são destinados ao consumo, venda de cordeiros e comercialização de lã. Em relação aos bovinos, as vacas são cruzadas e os touros são da raça Angus, sendo que a produção se destina a comercialização dos terneiros em feiras oficiais, e as terneiras ficam para renovação de Matrizes. 
Emiliano tem como fonte renda a produção de terneiros, cordeiros, lã e sementes de cebola. Suas atividades devem servir de modelo aos demais produtores, tendo em vista a diversidade utilizada em sua Propriedade.

Médio Produtor

Rossano Lazarotto: 33 anos, natural de Bento Gonçalves, entre vários empreendimentos possui a Agropecuária Guarda Velha, situada no local denominado Lajeado. Sendo uma área total de 370ha. 
Nesta propriedade, possui 15 ha, destinados a vitivinicultura, onde atualmente produz 15 mil Kg de Uva por ano, sendo que 10 à 15% desta produção transforma em Vinhos Finos e Espumantes, e o restando é comercializado. E para o próximo ano aumentará a área em mais 7 ha, tendo por objetivo, a produção de sucos de uva, vinhos e alimentação. Outra atividade é a Silvicultura, destinando mais de 270 ha para plantio de Eucaliptos. Também possui uma Usina de Preservação de Madeiras, sendo este, um investimento superior a 700mil reais. Neste empreendimento produz moirões para cerca e estacas pra fruticultura. 

Rossano, hoje conta com dez funcionários, a quem chama de colaboradores. E tem como objetivo a ampliação dos vinhedos consorciando com a ovinocultura, tornando assim suas atividades ainda mais diversificadas. 

Grande Produtor

Luiz Eduardo Batalha( representado no ato, pelo seu gerente éberson Farias): Natural da Cidade de Santos, São Paulo, entre vários empreendimentos possui a Fazenda Guarda Velha do grupo Chalet, com 700 ha estando localizada na Serra do Veleda, as margens da BR 293. 
Nesta Propriedade estão plantados 100 ha de Oliveiras, sendo divididas em seis variedades de plantas que se destinam à Azeitonas de mesa e produção de azeite. Sendo que a industria de produção de azeite de Oliva, esta em fase final de implantação, possuindo equipamentos de ultima geração, importados da Itália. E o restante da área se destina a produção de ovinos, bovinos e equinos. Nos ovinos é criador e da Raça Haillander, a qual importou da Nova Zelândia, após muito pesquisar, encontrou esta raça que se adaptou ao clima da região, e agrega menos gordura e mais sabor a carne, sempre com um alto rendimento. 

Bovinos da Raça Angus, proveniente dos EUA, de onde importou suas Matrizes, que deram inicio a sua criação, sendo todas PO na qual geram terneiras que serão novas matrizes e terneiros que serão reprodutores e estes sim vão ser comercializados. E os equinos da raça crioula, onde possui uma genética de base chilena, sendo que são destinados a participação em exposições e posterior comercialização. 
Sua infraestrutura é mantida por mais de vinte funcionários.

Após a entrega dos prêmios, o jovem Lucas Rosa cantou duas músicas em homenagem aos premiados.

Segundo Vereador Jaime Lucas (PMDB) o evento serve para coroar o excelente trabalho realizado pelo homem do campo. 

Confira algumas fotos;







Maicon Leon 
Assessoria de Imprensa 
Câmara Municipal de Vereadores

Nenhum comentário: