25 de jul. de 2013

Turismo ganha reforço com inclusão de Pinheiro Machado e outros 3 municípios na região do Pampa

Após quatro anos de atuação no turismo da região, a Associação Pampa Gaúcho de Turismo(Apatur), comemora uma vitória anunciada na última semana.
 

A inclusão de quatro novos municípios, Pedras Altas, Pinheiro Machado, Piratini e Santana da Boa Vista deve tornar a região turística do Pampa mais competitiva em relação às outras regiões do estado. A inclusão foi uma medida da Secretaria de Turismo do Estado, anunciada na última semana. O objetivo era reunir regiões com similaridades históricas, culturais, econômicas e de tradição. Antes as regiões integravam a região turística da Costa Doce, que inclui os municípios do Centro-Sul e Sul do Estado, como Pelotas, Jaguarão e São Lourenço do Sul. A presidente da Apatur, Sandra Telles, celebra as particularidades históricas que permitiram a união das cidades em apenas uma região turística. “O pampa é o berço do Rio Grande do Sul. É o ponto onde a cultura gaúcha é mais arraigada. Com essa união, vamos conseguir evidenciar a nossa história e tradição como um potencial turístico”, define ela. Sandra fez questão, ainda, de ressaltar a importância dos municípios da região na história da formação do Estado. “Piratini foi a primeira capital farroupilha, Caçapava foi a segunda. Em Dom Pedrito foi assinado o Tratado da Paz de Ponche Verde e Candiota sediou a Batalha do Seival, além de outros episódios famosos na história”, relata. A recente inclusão dos municípios à região do Pampa já serão demonstrados na reunião do Conselho Estadual de Turismo, no próximo dia 13 de agosto.

De acordo com Sandra, será apresentado no evento o mapa com a nova divisão turística do estado. Agora, o próximo passo da associação é aprovar com os quatro novos membros o planejamento turístico projetado para a região. Os projetos das quatro cidades devem ser incluídos no documento geral da região. A presidente avalia o momento como de celebração e muito trabalho. “Foi-nos apresentado um desafio para introduzir estas novas cidades e a Apatur conseguiu desempenhar bem. Agora vamos trabalhar para conseguir competir com outras regiões do Estado através da nossa história”, afirma. A entidade atualmente abrange Aceguá, Bagé, Candiota, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Hulha Negra, Lavras do Sul, Pedras Altas, Pinheiro Machado, Piratini e Santana da Boa Vista. Além de manter estreito trabalho junto às prefeituras dos municípios no desenvolvimento de projetos turísticos, também trabalha em parceria com entidades como Sebrae, Senac, Senar, Embrapa, Emater, Associação Rural, NPPH e CTGs, que possibilitam a capacitação e estruturação dos associados e demais trabalhadores envolvidos na prestação de serviços aos turistas.

Nenhum comentário: