28 de nov. de 2013

Alistamento Militar poderá ser feito pela internet



A partir de janeiro de 2014, o Alistamento Militar poderá ser efetuado também pela internet. O serviço é pioneiro no Brasil e, até o momento, só foi utilizado no Estado de São Paulo. O objetivo da mudança é a modernização do sistema de alistamento e também a redução do tempo de espera.
Conforme o delegado da 4ª Delegacia do Serviço Militar, 1º tenente Josafá Evangelista de Andrade, o processo deverá agilizar o sistema. “Cada jovem poderá fazer pelo site seu pré-alistamento, vindo à Junta Militar apenas para fazer a prova dos documentos apresentados no cadastro online”, informa.
O tenente conta que em São Paulo o processo obteve 48% dos cadastros. “Como é um projeto pioneiro no Estado ainda não temos como precisar o quanto de alistamentos será feito pela internet. Mas acreditamos que será um número bom, devido à facilidade”, explica.
Os jovens em idade para alistamento deverão, a partir do dia 2 de janeiro, acessar o site www.sermilweb.eb.mil.br, ir até a seção pré-alistamento e preencher a ficha de cadastro. Efetuado o processo, o cidadão tem até cinco dias para ir até a Junta Militar do município para checagem de dados e impressão dos documentos. “Como é um sistema novo, pedimos que não deixem para fazer o alistamento na última hora. Quanto antes for efetuado o processo, caso ocorra algum problema, ainda haverá tempo hábil para reverter a situação”, considera o tenente.
Mesmo com o processo via internet, Andrade garante que o serviço ainda poderá ser realizado direto na Junta. “Quem desejar pode efetuar o cadastro diretamente aqui. Porém, pedimos que façam pela internet para que possamos testar o novo método e agilizar a documentação”, garante.
O prazo para o alistamento será de 1º de janeiro até o dia 30 de junho, e devem se alistar os jovens do sexo masculino que completarão 18 anos em 2014.

Despedida
O 1º tenente Josafá Evangelista de Andrade se despede de Bagé. O oficial deixa a Junta Militar sendo transferido para a cidade de Garanhuns, no Estado de Pernambuco. Andrade agradeceu a acolhida da Rainha da Fronteira. “Quero registrar meu sincero agradecimento ao general comandante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e também ao prefeito de Bagé e das 10 cidades que compreendem a 4ª Delegacia do Serviço Militar”, salienta.
O oficial comenta que o auxílio dos órgãos de imprensa e dos secretários da Junta Militar foi imprescindível na execução do trabalho. “Estou saindo plenamente realizado, levando ótimas lembranças do nosso trabalho aqui. Sem o apoio destas pessoas o trabalho da Junta não teria obtido o êxito que teve”, encerra.


Nenhum comentário: