O tema que mais chamou a atenção em Pinheiro Machado nesta semana foi referente a tragédia que ocorreu no sábado (11), quando o senhor José Alves da Silva acabou sendo vítima de um incêndio em sua residência.
A família e moradores cobram das autoridades locais, uma posição, na busca por uma unidade de Corpo de Bombeiros para o município.
Pinheiro Machado hoje tem mais de 12 mil habitantes e em casos de incêndios o município é atendido pelo corpo de bombeiros de Pelotas, que fica mais de 1h20min de Pinheiro Machado.
A redação do Blog Eigatimaula, vasculhando dados, acabou encontrando documentos que mostram que esta unidade de Corpo de Bombeiros esteve muito, mas muito perto de Pinheiro Machado, mas por “relaxamento” não se instalou no município.
Um dos primeiros passos, para construção desta matéria, foi procurar o comerciante Altevir Behenck, conhecido popularmente por “bananeiro”, ex-vereador pela bancada do PDT, que relatou informações a cerca do tema.
Altevir disse que com muito esforço seu e com ajuda dos parlamentares da época e do comércio local, foi agendada uma audiência na Capital, onde foi tratado sobre a vinda de uma unidade do Corpo de Bombeiros pra Pinheiro Machado.
Altevir conta que ficou certo a vinda desta unidade, e que o município de Pinheiro Machado (governado pelo atual prefeito José Felipe da Feira – (2007) que na época era filiado ao PSDB), deveria apenas disponibilizar um local para tal implantação, e que nas comemorações de aniversário do município de 2007, seria feita a inauguração oficial da unidade.
“Creio que hoje, é mais difícil. Na época, tinha a direção, na mão para trazer. Lembro que foi uma luta bastante árdua. Tinham caminhão e alguns funcionários, com poucos custos para o Município. Hoje acho que não terão a mesma situação”, disse Altevir.
Altevir disse não saber por qual motivo, que a unidade não se instalou.
“Estava tudo certo para esta instalação, o que viria a contemplar a todos. Na minha cabeça, acredito que o Executivo não deu bola para o benefício, e acabou não informando qual o local seria destinado para a implantação da unidade no município e por isso a mesma foi para um outro município”, relatou.
O fato que chamou mais atenção na conversa deu-se na parte final, quando Altevir informou para onde foi a unidade que seria de Pinheiro Machado.
“A Unidade que estava certa para nosso município, por falta de interesse, foi instalada em um município que na época concentrava pouco mais de 2 mil pessoas”, concluiu.
Esta matéria foi feita, apenas para esclarecer fatos, que deveriam ser de conhecimento de todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário