30 de nov. de 2014

Anexação da Vila Umbus a Candiota é comentada na Câmara de Vereadores

Assunto de anexação da localidade até então nunca havia sido tratado publicamente  

O vereador Edison Molina (PSDB) expôs durante a sessão da Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado, realizada na terça-feira, 11, um tema até então oculto e trabalhado nos bastidores pela comunidade da Vila Umbus: a vontade de se anexar a Candiota. 

O descontentamento da localidade vem de longa data. Ela que cresceu junto com a implantação da Fábrica de Cimentos Rio Branco da Votorantim, às margens da BR 293 e distante cerca de 20km do centro de Pinheiro Machado. 

Os moradores há muito se queixam dos sucessivos governos municipais sobre a falta de atenção da prefeitura. Um dos principais argumentos dos cerca de 800 habitantes é que é da Vila Umbus que sai a metade da arrecadação do município, ou seja, da indústria cimenteira e por isso deveriam ter um olhar mais generoso das administrações. "Depois nós ficamos loucos quando eles ameaçam a transferir seus títulos eleitorais para Candiota", assinalou Molina, após pedir que a prefeitura deslocasse um funcionário para fazer a limpeza da localidade. 

Da mesma forma, o vereador Renato Rodrigues (PSDB) pediu atenção com a localidade. "Se eu fosse prefeito, escutaria e daria mais atenção aquela comunidade", disse. 

Por sua vez, o vereador André Kisuco (PSB) pediu ao presidente da Câmara, Fábio Dias (PDT), para que desse um presente de Natal àqueles moradores, antecipando a devolução de recursos da Câmara ao Executivo, conforme proposição do vereador Jaime Lucas (PMDB), para o fechamento da quadra coberta - que é uma antiga reivindicação. 

Fábio disse que o presente será de ano novo, prometendo a devolução para o final de 2014, exigindo um comprometimento público do prefeito com a obra. "O prefeito me disse que assim que a Câmara devolver o recurso, ele fará o fechamento da quadra", afirmou Jaime.

3 comentários:

Anônimo disse...

Pinheiro Machado, cada vez afundando mais...

Delvan disse...

É impressionante o descaso do município com a vila ao redor da sua principal fonte de renda. Mas ao mesmo tempo, aos moradores da Vila Umbú, não se assustem, pois o descaso com as ruas e necessidades básicas não é só com vocês. Se na sede do município não é feito nada, pois não vejo há muito tempo ninguém limpando as ruas, dando uma pintada nos postes com cal, colocando calçamento em novas ruas e muitas outras coisas, imagino para vocês que ficam longe da sede do município. Depois quando ameaçam tomar alguma atitude, aí é que as "autoridades" resolvem tomar uma ação, dando migalhas de presente de final de ano. E quanto a um plano de calçamento, por exemplo, da vila Umbú? Quais são os outros planos a curto e médio prazo para a vila? Na verdade, o município não faz jus sequer ao imposto oriundo da referida empresa, pois não retorna absolutamente nada. E vejam vocês que já tiveram vereador representante morador daí da vila e um vereador que inclusive trabalhou na empresa como operário e que frequentava diariamente a vila.

Anônimo disse...

candiota é a cidade que mais cresce na região,possui suas ruas calçadas,praçinha de lazer para as criãnças e muito mais.Se a vila umbus virasse candiota seria um alívio,imagina lavar meu carro e sair com minha familia dar uma volta se m comer poeira!!! Só acho!!!