20 de nov. de 2014

Extensão rural resgata culinária campeira em Pinheiro Machado

No sábado (15/11), aconteceu o 1º Almoço do Cordeiro a Cacimbinhas, no CTG Lila Alves, em Pinheiro Machado. O evento tratou-se de uma receita de carne ovina com molho de vinho e azeitonas, produtos destaques do município. O almoço, além de divulgar os diferentes tipos de culturas produzidas na região, também incentivou o turismo no local, através da diversificação do preparo da carne de ovelha, que até então muitas pessoas conhecem apenas o assado. 

Com mais de 150 mil cabeças de ovinos, Pinheiro Machado é um município tradicional na ovinocultura, onde os produtores mantêm a tradição do manejo de qualidade nas propriedades de economia familiar e, principalmente, na utilização da carne de ovelha como fonte de alimento. Através da extensão rural, a Emater/RS-Ascar está procurando resgatar a culinária ovina no município com a elaboração de diferentes pratos que valorizem a cultura gastronômica local. 

A extensionista da Emater/RS-Ascar, Paula Milech destacou o evento e falou sobre as políticas públicas empreendidas pela instituição, as quais envolvem desde o manejo nas propriedades para a melhoria do rebanho até a utilização diversificada da carne na alimentação das famílias. “

"Está sendo levado em conta também a questão da segurança alimentar, pois é um prato que aliado aos acompanhamentos, arroz e salada verde, está equilibrado nutricionalmente. Pretende-se ainda trabalhar a inclusão social e produtiva das beneficiárias do Programa Brasil Sem Miséria, pois elas estão envolvidas no grupo de trabalho”, afirmou Paula. 

Nenhum comentário: