Considerada a maior feira de ovinos da América Latina, a 31ª Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha) acontece em Pinheiro Machado entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro.
São aguardados cerca de sete mil animais para comercialização e 35 mil visitantes nos três dias de evento.
O remate principal acontece na sexta-feira, com a maior oferta de ovinos.
O presidente do Sindicato Rural, Rossano Lazzarotto acredita que neste ano o faturamento irá aumentar. "Em 2014, o valor total em vendas foi de R$ 1,6 milhão. Neste ano, o preço médio dos ovinos está maior que no ano passado. E os leilões serão transmitidos ao vivo pela internet, o que proporciona bons negócios tanto para quem compra, quanto para quem vende", argumenta.
No sábado e domingo acontecem os remates específicos por raça, de borregas e cordeiros.
Diversão
Além da parte rural, a Feovelha tem o espaço para a gastronomia e diversão. Os vinhos produzidos na região da Campanha e o azeite de oliva têm um espaço próprio na Vinovelha. No pavilhão dedicado a estes produtos acontecem degustações de produtos e reuniões técnicas.
Também há o pavilhão dos artesanatos, onde mais de 40 artesãos de toda a metade sul mostram seus trabalhos. Esta parte do evento é em parceria com a Emater.
Neste ano, a programação terá uma atração a menos, a Comparsa da Canção Nativa foi cancelada. O festival, que era promovido pela prefeitura de Pinheiro Machado, não será realizado neste ano por questões financeiras. Entretanto, o Sindicato resolveu levar shows para a Feovelha.
De acordo com Lazzarotto, está sendo negociada com uma atração nacional para se apresentar na sexta-feira. "No sábado será a vez do sertanejo universitário, com uma dupla de Pelotas que virá fazer o show. Já no domingo estamos fechando uma apresentação com Os Fagundes, que deverá ser confirmada ainda nesta semana", adianta.

Nenhum comentário:
Postar um comentário