24 de set. de 2015

CEEE-D recebe mais de 100 ocorrências nos últimos dias

Os fortes ventos e as chuvas da semana deixaram quase seis mil clientes sem energia elétrica. A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE-D) informou que, até ontem, recebeu 130 ocorrências. A CEEE-D abrange os municípios de Bagé, Dom Pedrito, Pinheiro Machado, Lavras do Sul e Candiota. 

O gerente regional da Campanha CEEE-D/GRC, Ruimar de Freitas Marques, informa que 15 equipes estão trabalhando para restabelecer a energia o mais breve possível. “São quase seis mil clientes sem energia elétrica. Na zona rural, dependemos que o volume de água dos córregos e rios baixem, para podermos realizar os atendimentos”, completa. 

Para informar falta de luz A maneira mais rápida e prática de comunicar falta de luz à CEEE é por torpedo. Basta enviar um SMS para 27307 com a palavra LUZ e o número de instalação localizado no quadro amarelo da conta. Além disso, a Central de Atendimento (0800 721 2333) pode ser acionada.  

Dicas de segurança 

A CEEE Distribuição alerta para alguns cuidados que devem ser tomados em temporais 
- Não se aproxime nem toque em cabos rompidos ou caídos 
- Em áreas alagadas, desligue a chave geral (disjuntor) do imóvel e, caso esteja na rua, afaste-se da rede elétrica. A água é condutora de energia e há risco de choque elétrico, mesmo sem contato direto com a fiação 
- Durante chuva forte com raios, procure abrigar-se em local seguro. Em casa, retire todos os aparelhos da tomada até que a intensidade da chuva diminua  

Critérios 

Quando há temporais, o número elevado de ocorrências e as condições geográficas podem provocar aumento do tempo para o restabelecimento da energia elétrica. A CEEE Distribuição prioriza o atendimento das situações que envolvem risco de morte, serviços essenciais (como saúde, água e segurança) e, após, conforme os procedimentos estabelecidos pela Aneel, as demais ocorrências. Seguindo esse critério, são verificados e reparados subestações, alimentadores (redes de média tensão), redes de distribuição e, por último, casos individuais. 

É importante ressaltar que, em áreas alagadas, por motivos de segurança, o fornecimento de energia só pode ser restabelecido após a normalização do nível da água.

Nenhum comentário: