14 de set. de 2015

Imagem da Nossa Senhora Conquistadora retorna para Santuário após passar por Pinheiro Machado

A padroeira da Diocese retornou, na manhã de domingo, para o Santuário da Conquistadora, em Bagé, depois de percorrer os municípios de Aceguá, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Lavras do Sul, Pinheiro Machado, Rosário do Sul, Santana do Livramento e São Gabriel. A chegada da imagem foi seguida de uma missa, que contou com a presença de aproximadamente 30 fiéis.
Conforme a presidente do Santuário, Marilene Cantarelli, a santa encontra-se em Bagé desde o final de julho. “Ela visitou capelas, paróquias e escolas. A nossa novena começa no dia 17, às 19h30min”, ressalta.
Segundo Marilene, a 41ª Romaria acontecerá dia 27 de julho, às 9h, na Catedral de São Sebastião. “A Romaria significa o encontro de todos que têm devoção por ela. Faremos uma procissão em direção ao Santuário e às 10h, terá uma missa ao ar livre. Às 14h tem o terço, às 15h, a missa da saúde e às 17h, a missa de encerramento. Esse ano virá a Nossa Senhora Medianeira e junto dela, uma caravana de 200 pessoas de Santa Maria”, afirma.

Devoção
Em 1614, o padre Diogo Torres visitou a Redução de Santo Inácio Guassu (atual Argentina) e trazia consigo um quadro de Maria, pintado em 1613. A imagem foi recepcionada com músicas, danças e orações. Na entrega da imagem, o padre disse aos índios que depositassem nela toda a confiança. “A primeira imagem de Maria que entrou no Rio Grande do Sul foi a da Conquistadora. Ela iniciou catequizando os índios, por isso o título. Em Bagé, o Santuário entrou em funcionamento no ano de 1976”, enfatiza.

Nenhum comentário: