22 de mar. de 2018

Órgãos de segurança desarticulam organização criminosa em Bagé

Polícia Civil, Brigada Militar e Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) deflagraram, na manhã de ontem, a operação "Cárcere", com objetivo de combater o tráfico de drogas na cidade. A ação teve início às 7h com a execução de 35 ordens de busca e apreensão, além de 40 mandados judiciais. As atividades foram coordenadas pela Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) e contou com o apoio de todas as Delegacias da 9ª Região Policial e da Brigada Militar de Bagé. Participaram da operação 80 policiais civis, militares e agentes da Susepe. As diligências foram cumpridas em Bagé e Estrela, quando também foi feito o bloqueio de contas bancárias e quebras de sigilo telefônico. 

A reportagem acompanhou uma das diligências, que resultou na prisão em flagrante de Fabrício Santos Beron, 18 anos, em uma casa na localidade conhecida como vila Tupã, onde foram encontradas drogas e dinheiro. Outras duas residências foram alvo dos policiais na região; contudo, não foram encontrados suspeitos, armas ou objetos. Até o fechamento desta edição, os 11 presos em flagrante durante a ação aguardavam processamento para serem encaminhados ao Presídio Regional de Bagé: Jovaine Cunha de Melo, 45; Jorge Rolando Pinto da Cruz, 49; Fabrício Santos Beron, 18; Alisson Inácio Gonçalves Gonçalves, 24; Vera Lúcia Diogo Gonçalves Webery, 48; Diego Rosas Cavalheiro, 28; Betina Yara Barragan Costa, 19; Stephanie Rochelle Gores da Silva, 26; Natanael Salinas Ibanez, 21; Gabriele Costa da Silva, 19; e Márcio Luís Simões Paz, 49 anos. 

Investigação 

As investigações começaram em novembro de 2017, a partir de informações de que detentos recolhidos no Presídio Regional de Bagé, organizaram uma complexa rede de distribuição de droga para dezenas de pontos de venda ("bocas de fumo"). Durante as investigações, duas mulheres - companheiras dos líderes - foram presas por tráfico de drogas. Em janeiro, inclusive, com a prisão de Ariane, companheira de um dos detentos, uma grande quantidade de droga foi apreendida. A rede criminosa abrangia vários locais em Bagé, sendo identificados pontos de distribuição e venda nos bairros Parque Silveira Martins, Popular, São Jorge, São Martins, Santa Cecília, São João, Cohab, Camillo Gomes e Floresta e no centro. De acordo com o delegado responsável pela operação, Cristiano Ritta, a droga que chegava a Bagé tinha origem na região metropolitana. Um dos carregamentos apreendidos pelos policiais foi transportado por uma mulher residente em Estrela, dando origem à diligência naquela cidade. A mulher foi identificada por ser a ligação externa de preso atualmente recolhido à Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), e que fornecia parte da droga para o grupo que atuava em Bagé. 

Prisões e apreensões 

Conforme Ritta, com a ação de hoje, que encerra a última fase da Operação Cárcere, os órgãos de segurança obtiveram êxito “Esperamos desarticular esse grupo que tem uma das maiores redes de distribuição de droga de Bagé e movimentava cerca de R$ 100 mil por mês com as operações do tráfico. Durante as buscas, 11 indivíduos foram presos em flagrante. Os policiais apreenderam armas de fogo - um revólver calibre 38 com numeração raspada, uma pistola de calibre restrito (.45ACP), uma espingarda garrucha, além de diversas munições, inclusive de calibre exclusivo das forças armadas (7,62x51). A droga apreendida - maconha, crack, cocaína e lança-perfume - está avaliada em R$ 40 mil”, detalhou. Na cela dos presos que comandavam o grupo criminoso, os agentes da Susepe encontraram grande quantidade de droga, além de oito telefones celulares, carregadores e facas artesanais. Os presos em flagrante foram recolhidos ao Presídio Regional de Bagé.

Nenhum comentário: