31 de mar. de 2020

Prefeituras do Sul do Estado decidem manter decretos de prevenção

Documentos sugerem o isolamento social no combate ao coronavírus, com o funcionamento apenas de serviços essenciais 

Prefeitos de 23 municípios da Zona Sul do Estado participaram nesta segunda-feira de reunião por videoconferência para tratar de assuntos relacionados ao enfrentamento do coronavírus na região. Por unanimidade, eles decidiram manter os decretos em vigor, que sugerem isolamento social para a população, com o funcionamento somente de serviços considerados essenciais. 

Os prefeitos também aguardam a chegada de equipamentos de proteção individual que serão disponibilizados pelo Estado. Deve ser verificada ainda a possibilidade de apoio do Exército, caso haja necessidade da construção de um hospital de campanha em Pelotas. Conforme a assessoria da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), em Pelotas, há cinco leitos reservados para atendimento a pacientes com coronavírus, mas há a expectativa por mais 20 para esse fim. Já Rio Grande conta com 55 leitos e o município busca a instalação de mais dez. 

Os prefeitos também devem fazer em breve a compra de testes rápidos para Covid-19 pelo Consórcio Público do Extremo Sul. Nova reunião de prefeitos está marcada para a próxima sexta-feira. 

Nenhum comentário: