1 de abr. de 2020

Seguindo exemplo de Bagé, Candiota estuda adotar barreiras sanitárias

Na manhã de terça-feira, o prefeito de Candiota, Adriano dos Santos, do PT, fez uma transmissão ao vivo em sua página do Facebook esclarecendo as medidas adotadas no decreto 4115/2020, que declara calamidade pública na capital do carvão. Acompanhado da procuradora jurídica do município, Luciane Cruz, e do secretário de Saúde, Fabiano Aquere, o chefe do Executivo respondeu questionamentos de internautas. 

Um deles foi sobre a possibilidade de montar barreiras sanitárias no município, a exemplo do que vai ocorrer em Bagé. O gestor explicou que há um estudo sobre isso, já que boa parte dos servidores municipais são oriundos da cidade vizinha. "Nos preocupamos bastante, pois muitos dos nossos servidores são de Bagé. Liberamos um grupo, estamos com equipe reduzida, porém percebemos ser necessária essa barreira", afirmou durante a transmissão. 

Ainda sobre o assunto, o prefeito disse que o modelo da Rainha da Fronteira pode servir como exemplo. "Estamos verificando de que forma Bagé vai fazer, o que será necessário, para vermos as possibilidades de adotarmos também em Candiota", explicou. 

Até o momento, a cidade teve apenas um caso descartado de Covid-19 e não há outros suspeitos. Porém, a proximidade e o intercâmbio com Bagé fazem com que o sinal de alerta seja ligado, já que houve transmissão comunitária de coronavírus na cidade. "O colega prefeito Divaldo Lara disse que Bagé está mais na condição de contaminante do que contaminada. Isso nos preocupa", disse Santos. 

Em relação aos atendimentos de saúde, o secretário da pasta ressaltou que os atendimentos foram reduzidos por questões sanitárias. "Quanto às viagens, estamos atendendo pacientes para transporte de oncologia e hemodiálise", enfatizou. Além disso, Bagé é município referência regional para os atendimentos em saúde. 

Distribuição de EPIs 
Segundo informações do governo do Estado, a Secretária de Saúde recebeu, ontem, 405 mil máscaras de proteção, 91 mil luvas de procedimento látex e uma lote com 2,8 mil aventais. Esses materiais são oriundos de repasse do Ministério da Saúde. Outros equipamentos de proteção individual (EPIs), como sapatilhas descartáveis, óculos de proteção transparentes em policarbonato e álcool-gel para pele e superfícies, também fazem parte do carregamento. Todos estes artigos serão encaminhados para as 19 Coordenadorias Regionais de Saúde. Elas é que serão as responsáveis por entregar esses materiais aos municípios.

Nenhum comentário: