27 de nov. de 2020

Diplomação dos eleitos acontece dia 18 de dezembro em Pinheiro Machado

Foto: Divulgação

Segundo o Cartório Eleitoral da 35ª Zona, a diplomação dos eleitos no pleito de 15 de novembro, já tem data definida para acontecer. O chefe do cartório, Alexander Mendonça, informou que o ato está marcado para o dia 18 de dezembro.

Serão diplomados os vereadores eleitos: Ronaldo Madruga, Laura Ratto, Renato Rodrigues,
Magda Afonso, Éliton Rodrigues, Fabio Dias, Fabrício Costa, Cássio Câmara e Elizete Baldez.

Até o momento, o candidato ao Executivo Carlos Betiollo, que venceu o pleito com 3.647 votos (50,46%) pela coligação Pinheiro Machado para Todos, ainda não pode ser declarado eleito, por estar aguardando decisão judicial.

Na quinta-feira (26), os advogados de Betiollo apresentaram recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais uma tentativa de reverter o indeferimento da candidatura que está sob judice. Betiollo está confiante e acredita que o resultado do recurso ao TSE será positivo. “Vou conseguir, o julgamento final será favorável. A partir de 1º de janeiro estarei
administrando Pinheiro Machado”, afirmou.

“A expectativa é que o TSE agilize o julgamento para que até o dia 18 de dezembro esteja deferida a candidatura”, ressaltou.

Se até o dia 1º de janeiro de 2021 Betiollo não tenha sido julgado ou a Justiça Eleitoral tiver mantido sua condenação, quem assume a Prefeitura é o presidente da Câmara de Vereadores. Caso contrário, se a Justiça entender que ele está apto para assumir o cargo, será diplomado como gestor do município.

“Caso Betiollo seja julgado e condenado na última instância, haverá um novo pleito para decidir a majoritária, no prazo de 20 a 40 dias após a decisão”, explicou Mendonça.

A Lei nº 13.165, alterada em 2015, considera obrigatório uma nova eleição, independente do índice obtido pelos candidatos nas urnas, inclusive havendo novas convenções partidárias para escolher candidatos.

Fonte: Jornal Tradição

Nenhum comentário: