25 de jul. de 2009

Amarrando Ideias - Participação no 9º Poder Escolar

Por Marilete Peres
Colunista do Blog

Ocorreu esta semana em Pelotas o 9º Poder Escolar no Teatro Guarany e na UCPEL Campus 1, com a participação de mais de 1500 professores inscritos.

A proposta dos “Encontros sobre o Poder Escolar”, desde a primeira edição, é investir na autonomia da escola e na capacidade de se constituir um espaço significativo de aprendizagem, tanto para os alunos quanto para os professores, numa rede de saberes e fazeres discentes e docentes, construída no processo de interações humanas. Neste ano estão participando deste evento mais de dez professores municipais e estaduais de nossa cidade, que estão investindo no seu aperfeiçoamento profissional, sem nenhuma ajuda financeira de suas entidades mantenedoras.


Houve a apresentação de dois trabalhos de nosso município: na segunda-feira, dia 20, as professoras Claudia Escalante Medeiros e Sônia Faria, relataram o projeto “Cálcio- elemento norteador de uma proposta interdisciplinar”, trabalho realizado com as 2ªs séries do Ensino Médio, em 2008, do Colégio Hipólito Ribeiro. E no dia 21, foi a vez do relato sobre o projeto: “Interagindo saberes, uma viagem ao velho mundo”, pelas profªs Marilete Peres e Sônia Faria, atividade que foi realizada em 2008, com os alunos de 8ª série do Colégio Hipólito Ribeiro e Escola Municipal Monteiro Lobato de Hulha Negra, onde os alunos interagiram através de um blog simultaneamente.

Saliento que este projeto foi à conclusão do ciclo básico do Curso a distância Mídias na Educação, que estamos realizando e apresentamos em agosto de 2008 em Bagé. Através desta proposta de trabalho houve grande participação dos alunos, que se sentiram estimulados com o uso de tecnologias em sala de aula e ainda mais podendo conhecer outras pessoas, os alunos da Hulha Negra, como conclusão os alunos pediram para se conhecerem e em novembro de 2008, realizamos o desejo deles e fomos a Hulha Negra, onde fomos muito bem recebidos.

Também ocorreram muitas apresentações de experiências de professores da região, que estão compiladas num livro que foi entregue a todos os participantes.

Concluindo, fico muito feliz em ver que os professores de nosso município, mesmo sem auxílio financeiro, continuam se capacitando e buscando novos conhecimentos.

Marilete Peres é professora estadual e municipal. Atua também no Conselho Municipal de Educação e é formadora do curso de Introdução a Educação Digital. Assina a coluna Amarrando Ideias, que aborda assuntos de interesse da cidade, em especial, a educação.

Nenhum comentário: