14 de out. de 2009

Buscando Rumos: Medo de você

Por Luiz Henrique Chagas da Silva
Colunista do Blog

Em alguma oportunidade você já sentiu medo de "você"? Medo de fraquejar, medo de não ser capaz, medo de ter medo no momento em que mais precisaria não sentir medo?

O medo, só não o tem, os tolos, os loucos. Caso contrário, é um sentimento próprio do ser humano. Você só se prepara para determinado assunto quando sente medo de não dominá-lo e, em linha geral, quando não tem este sentimento, quando se julga suficientemente preparado, é quando corre maiores riscos de fracassar. Portanto, o medo também contribui para que você seja um vencedor.

Existem circunstância em que é muito bom e salutar você sentir medo. A inexistência disto pode levá-lo a cometer verdadeiros desatinos, irresponsabilidades, das quais virá a arrepender-se depois. Em todos os campos de nossa vida, o medo está presente. Medo de um novo amor, de um velho amor, de um amor imaginário, não correspondido, impróprio, impossível, enfim, medo do amor. Medo de uma nova viagem, de uma velha viagem, de uma viagem imaginária, enfim, medo de viajar. Medo do escuro, de tempestade, do vento e porque não falar no medo da morte? Enquanto sentirmos medo, podemos afirmar que estamos mais longes um pouco de errar e de ter que sentir medo de não conseguir reparar o erro. Por isso, não tenha vergonha de sentir medo, simplesmente aprenda a dominá-lo!

Jamais tenha medo de revelar que você não sabe isto ou aquilo, que você desconhece determinado assunto, que precisa de ajuda. Afinal, se fossemos gênios, não estaríamos aqui, não estaríamos fazendo o que fazemos e por sinal de forma muito limitada. E sempre será assim, por mais que nos julguemos capazes, eficientes, “superiores”, mais demonstramos o quanto somos o oposto disto, e a pior das posições, é o medo de revelar esta situação, tentando fazer com que os outros acreditem que somos, exatamente aquilo que não somos.

Não tenhamos medo de ter medo!

Luiz Henrique Chagas da Silva Henrique é editor do Blog Tu Já Sabia e radialista nas horas vagas. Nascido em Herval, mas pinheirense por opção, assina a coluna Buscando Rumos.

Nenhum comentário: