27 de abr. de 2010

Em Cima do Lance: Musculação faz bem para todos


Por Julio Peraça

Aproveitando a semana que se encerrará com um Torneio de Musculação na nossa cidade, vou abordar alguns aspectos relacionados a esta atividade. Já que ela ainda sofre preconceito por parte da sociedade. Então, será que tu podes fazer musculação? E o que isso vai te trazer de positivo?

As academias de ginástica estão cada vez mais lotadas. E o maior fator para isso é a estética. Afinal, quem não quer ter um corpo sarado e pouquíssima gordura corporal? Sendo assim, as pessoas procuram uma maneira de se tornarem ativos fisicamente e vão ao encontro das academias.

A musculação é um tipo de trabalho resistido e não há idade mínima e/ou máxima para começar. Crianças e idosos, ao contrário do que a maioria pensa, são aptos a fazerem trabalhos com carga, mas dentro de suas limitações, evidentemente.

Há um mito que crianças que fazem musculação podem ter um prejuízo no seu crescimento corporal, o que é uma meia verdade, pois o principal fator para seu desenvolvimento é a genética. E, muitas crianças trabalham com cargas em outras atividades do dia-a-dia, porém, sem saber disso e sem desenvolver os grupos musculares de maneira homogênea.

Já para os idosos, os exercícios de musculação são utilizados mais para retardar a diminuição de massa muscular – normal nesta faixa etária – e tratar lesões. Mas também servem para diminuir o risco de doenças ósseas, obesidade, diabetes, entre outros.

Ter uma regularidade nas atividades de musculação ajuda no crescimento muscular, diminuição da taxa de gordura corporal, melhora a postura, diminui o risco de doenças crônico-degenerativas, melhora na circulação e diminuição da pressão arterial. E ainda eleva a auto-estima.

Porém, não se esqueça de fazer um check-up médico antes de começar a se exercitar. Algumas doenças podem impedi-lo de começar as atividades. Portanto, sempre procure um profissional qualificado.

E aí, estás esperando o quê para começar a malhar?

Fique à vontade para comentar.

Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog

Um comentário:

Anônimo disse...

Se vc for o meu personal, vou agora.